Sexta-feira, 29 de Julho, 2016

Volta França: Kittel imparável


Kittel - 12 Etapa Tour 13

A décima segunda etapa foi ganha por Marcel Kittel (Argos-Shimano), que conquistou a sua terceira etapa na Volta a França deste ano.

A etapa era plana e sem qualquer dificuldades montanhosas, sendo previsível uma chegada em sprint. Marcel Kittel, André Greipel, Mark Cavendish e Peter Sagan eram os favoritos à partida.

Formou-se, logo ao terceiro quilómetro, uma fuga constituída por cinco elementos: F. Gavazzi (Astana), R. Sicard (Euskatel-Euskadi), M. Mori (Lampre-Merida), J. Antonio Flecha (Vancansoleil-DMC) e A. Delaplace (Sojasun).  O grupo conseguiu uma vantagem máxima de pouco mais de nove minutos, à passagem por Laval, ao quilómetro quarenta e dois.

A vantagem dos fugitivos foi sendo controlada pelo pelotão, comandado pela Omega, Argos e Lotto, numa altura em que o vento soprava moderado. Na passagem pelo sprint intermédio, a cerca de 45 km para o final,  Gavazzi passou na frente, impondo-se aos restantes colegas de fuga, enquanto no pelotão foi Cavendish que levou a melhor sobre Greipel e Sagan, respetivamente segundo e terceiro. Mas no momento em que o grupo da frente discutia o sprint, Romain Sicard descolou não voltando a reentrar sendo apanhado pelo pelotão a 40 km da meta.

Com a fuga aniquilada a cerca de 6 km da meta, cabia agora ás equipas formarem o comboio para prepararem o seu sprint.  Nem tudo correu bem, com uma primeira queda de Svein Tuft , numa rotunda, e mais tarde, já dentro dos 3 km finais, uma grande queda que envolve Greipel, B. Van Poppel, Andy Schleck, Hagen e alguns mais que ficaram impossibilitados de lutar pela vitória – ou ajudar os seus colegas para esse objectivo.

Já no sprint, Kittel e Cavendish discutiram a vitória, mas quem levou a melhor foi o alemão. Uma vitória renhida, onde a vantagem não foi mais de meia roda.  Em terceiro lugar ficou o eslovaco, Peter Sagan, que somou mais pontos para a camisola verde.

Quanto à geral, não houve mudanças e o camisola amarela continua a ser Christopher Froome (Sky).

13º Etapa - Tour 2013

(perfil da etapa 13 da Volta a França)

Leave a Reply