Quarta-feira, 3 de Fevereiro, 2016

Vila de Pataias recebe os Campeonatos Nacionais 2011


Pataias, concelho de Alcobaça, vai receber os Campeonatos Nacionais de ciclismo de estrada e dar a conhecer os novos campeões entre 23 e 26 deste mês em nova organização da Lagos Sports.

As provas de contra-relógio vão acontecer nos primeiros dias de competição, quinta e sexta-feira, com as prestações individuais dos escalões de Cadetes, Juniores, Sub 23 e Elites. Todas as competições têm partida e chegada junto ao complexo de piscinas da freguesia.

Os Campeonatos Nacionais vão começar na quinta-feira, às 15h30, quando o primeiro júnior iniciar os 17,1 quilómetros do contra-relógio. Neste primeiro dia ainda se realizará, a partir das 17 horas, o “crono” dos Sub 23 que terá a extensão de 27,8 quilómetros.

Para sexta-feira estão previstos os restantes contra-relógios com os mais novos a competirem pelas 11 horas. Em conjunto com os Cadetes vão fazer os 14 quilómetros de prova as Femininas dos escalões de Cadetes, Juniores, Elites e Veteranas.

Os profissionais, categoria de Elites, vão disputar um contra-relógio de 34 quilómetros que será discutido em duas voltas a um circuito com partida e chegada nas piscinas de Pataias. O primeiro corredor sai para a estrada às 12h30.

Provas de Fundo

Terminadas as provas em que o relógio dita as leis, realizam-se durante todo o fim-de-semana nas estradas da freguesia, a maior do concelho de Alcobaça, as competições de fundo. O sábado, dia 25, começa às 10h30 com a corrida em linha dos Juniores que vai ter 109,8 quilómetros repartidos por nove voltas. A estrada atlântica será sempre o ponto de partida e a meta estará instalada novamente na zona das piscinas. Às 15h30 serão os Sub 23 a iniciar a prova, mas desta vez vão cumprir 134,2 quilómetros no mesmo percurso, o equivalente a 11 voltas.

No domingo, dia 26, os Cadetes e os diversos escalões femininos entram em prova quando, às 10h30, for dado o sinal de partida para 73,2 quilómetros de corrida. A distância será mais curta para as ciclistas. As Cadetes e as Veteranas vão percorrer 36,6 quilómetros, as Juniores 48,8 e, por fim, as Elites 61 quilómetros.

Os Nacionais de estrada terminam com a competição em linha dos Elites que vão percorrer, a partir das 15 horas, 158,6 quilómetros. Ao todo vão completar 13 voltas a um percurso de 12,2 quilómetros na estrada atlântica rodeada de muita natureza.

Campeões para todos os gostos

O trajecto das várias provas não apresenta dificuldades e apela sobretudo às características dos roladores e contra relogistas. Os jovens corredores do Alcobaça Clube de Ciclismo são, desde já, apontados como favoritos principais tendo em conta o historial de vitórias nos escalões de formação, mas também pelo facto de correrem em casa.

Os Campeonatos Nacionais de ciclismo de estrada são uma organização da Lagos Sports com o forte apoio da Junta de Freguesia de Pataias e Câmara Municipal de Alcobaça. As provas têm o apoio Delta Cafés, Kia, Liberty Seguros, RTP, Jogos Santa Casa, edp, O Jogo, Jornal de Notícias, Diário de Notícias, Rádio Renascença, JC Decaux, Shimano, Copigés, Mobilift, Fonte Viva, Cision, Powerbar, DietSport, Aluvia Rent-a-Car e Instituto Geográfico do Exército.

Os Campeões de 2010

Rui Costa – Campeão Nacional Contra-Relógio Elites
Rui Sousa – Campeão Nacional Elites

Nélson Oliveira – Campeão Nacional Contra-Relógio Sub 23
Marco Coelho – Campeão Nacional Sub 23

Rafael Reis – Campeão Nacional Contra-Relógio Juniores
Rafael Reis – Campeão Nacional Juniores

Pedro Henriques – Campeão Nacional Contra-Relógio Cadetes
Luís Guimarães – Campeão Nacional Cadetes

Vanessa Fernandes – Campeã Nacional Contra-Relógio Elites
Vanessa Fernandes – Campeã Nacional Elites

Daniela Reis – Campeã Nacional Contra-Relógio Juniores
Ana Silva – Campeã Nacional Juniores

Ana Rita Reis – Campeã Nacional Contra-Relógio Cadetes
Joana Monteiro – Campeã Nacional Cadetes

Natália Mendes – Campeã Nacional Veteranas

Leave a Reply