Terça-feira, 29 de Dezembro, 2015

Troféu Joaquim Agostinho: Sérgio Ribeiro vence ao sprint


Trofeu Joaquim Agostinho 2013Começou hoje o Troféu Joaquim Agostinho que tem como objetivo recordar o excelente ciclista que foi. A primeira etapa realizou-se hoje com uma ligação de cerca 160 km que ligava Silveira a Vimeiro.

O pelotão partia para Vimeiro com 119 corredores divididos em 16 equipas, sendo elas: Rádio Popular-Onda, LA Alumínios-Antarte, Banco BIC-Carmim, Efapel-Glassdrive, Euskadi, Liberty Seguros/Feira/KTM, Anicolor, Louletano-Dunas Douradas, Ceramica Flaminia-Fondriest, Leopard-Trek, OFM-Quinta da Lixa, Burgos BH-Castilla y Leon, CC José Maria Nicolau, UC Maia/Bicicletas Andrade, Caja Rural e Supermercados Froiz.

Após uma homenagem a Joaquim Agostinho, começou a corrida com três ciclistas a atacarem, sendo eles: Bruno Silva (LA Alumínios-Antarte), Rúben Coelho (Anicolor) e Pit Schlechter (Leopard-Trek). A vantagem foi aumentando, e via-se que esta era a fuga do dia.

A primeira meta volante foi ganha pelo homem da Leopard-Trek. Entretanto, Rúben Coelho não conseguiu acompanhar os dois da frente e descolou da fuga. A 110 km para o final, o ciclista da Anicolor ficando o duo na frente. O português e o luxemburguês estavam a seis minutos e vinte, máximo de tempo que a fuga apanhou. Nas duas montanhas (kms 63 e 68) o vencedor foi Bruno Silva e nas duas metas volantes (kms 87 e 95) cada um venceu uma meta volante que dá direito a uma subida ao pódio. A OFM Quinta da Lixa trabalhava no pelotão.

Com o trabalho no pelotão, a vantagem descia fixando-se em um minuto e meio. A última montanha do dia foi ganha por Bruno Silva e os sprints restantes foram ganhos por Pit Schlechter uma vez que Bruno Silva desistiu da fuga, fuga essa que tinha um minuto de vantagem. Faltavam treze quilómetros para a meta e a fuga era apanhada com o grande trabalho da OFM Quinta da Lixa.

A etapa parecia que ia ser discutida ao sprint, mas Raul Alarcon (Louletano- Dunas Douradas) quis contrariar essas tendências e atacou quando faltavam 5 km para a meta. Rapidamente ganhou 18 segundos de vantagem, mas a Efapel tentava-o apanhar.

Já no último quilómetro o homem da Louletano é apanhado, e seguiu-se o sprint com Sérgio Ribeiro a ser o melhor e a cruzar a linha de meta em primeiro lugar.

Classificações  Etapa 1

1.º Sérgio Ribeiro (Louletano-Dunas Douradas), 4h11m33s
2.º Filippo Baggio (Ceramica Flaminia-Fondriest), mt
3.º Fábio Silvestre (Leopard-Trek), mt
4.º Carlos Barbero (Euskadi), mt
5.º Samuel Caldeira (OFM-Quinta da Lixa), mt

Geral Individual

1.º Sérgio Ribeiro (Louletano-Dunas Douradas), 4h11m2310s
2.º Filippo Baggio (Ceramica Flaminia-Fondriest), a 4s
3.º Fábio Silvestre (Leopard-Trek), a 6s
4.º Carlos Barbero (Euskadi), a 10s
5.º Samuel Caldeira (OFM-Quinta da Lixa), mt

Leave a Reply