Sábado, 12 de Dezembro, 2015

Sérgio Sousa em forma em Maia



Sérgio Sousa, ciclista da Madeinox-Boavista, venceu a primeira etapa da Volta ao Concelho de Maia, conquistando assim a primeira camisola amarela desta competição. A etapa contou com 143 quilómetros percorridos em cinco voltas num circuito com inicio e fim em Maia. O português da Madeinox atacou no momento certo, conseguido terminar a tirada isolado, com o pelotão liderado por Filipe Cardoso (LA-Paredes Rota dos Moveis) e Marco Coelho (Liberty Seguros/SM Feira), a cruzar a meta logo 3 segundos depois.



A etapa foi bastante movimentada, sempre com homens fugidos. Com esta situação, Nelson Sousa (ASC/Vitoria/RTL) conseguiu conquistar a liderança das metas volantes e Celestino Pinho (CC Loulé) conseguiu a liderança da montanha. Incluídos nas fugas estavam sempre corredores sub-23 com motivação de se imporem aos profissionais.

A meta aproximava-se quando a Madeinox colocou em prática a sua estratégia. O sprinter de selecção da equipa, Marco Cunha, não estava nos seus melhores dias por isso o director desportivo da equipa, José Santos, idealizou a corrida de modo a não haver necessidade de vencer ao sprint. Assim, após vários ciclistas incluídos nas inúmeras fugas, a Madeinox-Boavista levou Ricardo Vilela para a frente da corrida, no inicio da última volta do circuito, esticando o pelotão até aos limites, liderado pela Palmeiras Resort-Prio-Tavira.

Foi então que no momento que Vilela estava a ser engolido pelo pelotão, a oito quilómetros da meta, que Sérgio Sousa faz a jogada de génio impondo um fortíssimo ataque levando consigo apenas Celestino Pinho. No entanto, o Algarvio com desejo de passar à frente na contagem de montanha, acabou por voltar para o pelotão após o objectivo estar concluído. Assim, Sério Sousa conseguiu seguir isolado até à meta e levantar as mãos da vitória conquistada.

A classificação geral é actualmente liderada por Sério Sousa da Madeinox, equipa que lidera também a classificação colectiva. O melhor jovem é o terceiro classificado, Marco Coelho.

Amanhã termina a prova com duas etapas: de manhã vai-se correr um contra relógio individual de 8,8 quilómetros no centro de Maia, logo às 9h30. Mais há tarde, por volta das 16h00, corre-se a última etapa desta corrida, uma etapa com apenas 78 quilómetros.

Fonte/Foto: Jornal Ciclismo

Classificações

Etapa/Geral
1º Sérgio Sousa (Madeinox-Boavista), 3h37m12s (Média: 39,503 km/h)
2º Filipe Cardoso (LA-Paredes Rota dos Móveis), a 3s
3º Marco Coelho (Liberty Seguros/SM Feira), mt
4º Joaquim Sampaio (Madeinox-Boavista), mt
5º Constantino Zaballa (CC Loulé-Louletano-Orbitur-Aquashow), mt
6º Santiago Pérez (CC Loulé-Louletano-Orbitur-Aquashow), mt
7º Raul García (Supermercados Froiz), mt
8º Sérgio Ribeiro (Barbot-Siper), mt
9º David Blanco (Palmeiras Resort-Prio-Tavira), mt
10º Luís Afonso (Aluvia/Valongo), mt

Leave a Reply