Segunda-feira, 7 de Dezembro, 2015

Sandro Pinto vence a etapa rainha da Volta do Futuro


Faltavam três quilómetros para atingir o ponto mais alto de Montejunto quando Sandro Pinto (Maia Bike Team), depois de responder a um primeiro ataque do camisola amarela, decidiu arriscar. Pinto estava na roda de Joni Brandão (Liberty Seguros), suspirou fundo e com uma pedalada vigorosa ultrapassou o líder da prova em direcção à meta. Nem o comandante, nem mais ninguém alcançou o corredor, natural de Barroselas (Viana do Castelo), que comemorou efusivamente o triunfo no alto de Montejunto. António Carvalho (Mortágua/Basi) chegou 14 segundos depois e o terceiro foi Joni Brandão a confirmar a liderança da 19ª Volta a Portugal do Futuro Jogos Santa Casa. A faltar apenas uma etapa, a vantagem do corredor da Liberty Seguros que anda de amarelo desde o primeiro dia é de 15 segundos para o segundo da geral, o companheiro de equipa José Gonçalves.

Este quarto dia de competição com 124 quilómetros percorridos desde Rui Maior, ficou ainda marcado por algumas quedas devido ao piso muito escorregadio em virtude da chuva que durante vários períodos acompanhou o pelotão e os homens que escaparam do grande grupo. A 12 quilómetros da meta com o pelotão compacto adivinhava-se uma discussão entre os melhores trepadores e foi na ascensão ao Montejunto que tudo se decidiu provando a equipa do líder ser a mais forte no conjunto das nove formações Sub23 que estão na corrida.

O homem do dia, Sandro Pinto, já tem 24 anos mas é uma das excepções permitidas pelos regulamentos da prova que permitem às chamadas Equipas de Clube alinhar com dois corredores Elite desde que não ultrapassem a idade de 25 anos. Nas declarações finais, o jovem da equipa da Maia mostrou-se conhecedor do percurso onde venceu este sábado. “Já conhecia esta subida de a ter feito durante o Troféu Joaquim Agostinho e também de outras edições da Volta a Portugal do Futuro. Sentia-me bastante bem e acreditei que podia vencer, por essa razão decidi atacar.”

A 19ª Volta a Portugal do Futuro Jogos Santa Casa termina este domingo, 11 de Setembro, em Alenquer. A “vila presépio” vai concentrar todas as atenções porque será ponto de partida e chegada da quinta e derradeira etapa da competição. A saída do pelotão vai acontecer às 10 horas para cumprir a última distância, quase 103 quilómetros. A tirada que será de consagração para Joni Brandão ainda poderá dar algum protagonismo aos que ainda não conseguiram qualquer êxito. No centro de Alenquer perspectiva-se uma chegada ao sprint por volta do meio-dia e meia antes da cerimónia de pódio que vai encerrar a prova.

Leave a Reply