Sexta-feira, 4 de Dezembro, 2015

Rui Sousa sagra-se campeão nacional de elite


Rui Sousa, ciclista da Barbot-Siper, sagrou-se campeão nacional de fundo após vencer a prova que se disputou hoje em Santa Maria da Feira. Sousa foi parte integrante de uma fuga que se iniciou logo nos primeiros quilómetros que conseguiu aguentar até ao final. Vanessa Fernandes sagra-se também campeã nacional feminina fazendo assim a dobradinha. Luís Guimarães, ciclista da Neves/Vauner/Ramalde, foi o vencedor da prova de cadetes. Termina assim os campeonatos nacionais deste ano.

Foi nos últimos 25 quilómetros que Rui Sousa, acompanhado por Célio Sousa, Madeinox, saltaram da fuga que integravam para se isolarem na frente e não serem alcançados. Foi um excelente trabalho de equipa entre os dois homens que lhes permitiu chegar à meta com uma vantagem curta, mas suficiente para um deles vencer. Célio Sousa foi o primeiro a tentar, aumentando o ritmo durante a subida de 500 metros para a meta, mas a 250 metros o cansaço abateu-se no corredor da Boavista, acabando mesmo por ser ultrapassado por Rui Sousa ás portas da meta.

Um pouco mais tarde foi altura de os cadetes saírem para a estrada numa corrida onde o protagonista foi, para além do vencedor, Eddy Fachadas, da Crédito Agrícola, que seguiu isolado na frente da corrida durante mais de metade da prova. Assim sendo, do pelotão saltaram vários ciclistas, formando diversos grupos perseguidores, entre eles o grupo que acabou por discutir a vitória. Luís Guimarães conseguiu ser o mais forte sagrando-se campeão nacional.

Vanessa Fernandes venceu o seu primeiro titulo de campeã nacional após impor-se ao sprint à anterior campeã, Ester Alves.

Nas outras categorias, Joana Monteiro, da MSS/Póvoa de Varzim, venceu a prova de cadetes feminino, enquanto Ana Silva, da Silva&Vinha, sagrou-se campeã nacional de juniores feminina.

Foto/Fonte: PAD – Federação Portuguesa de Ciclismo

Classificações

Elite Masculino Fundo

1º Rui Sousa (Barbot-Siper), 4h21m04s (média: 36,749 km/h)
2º Célio Sousa (Madeinox-Boavista), a 13s
3º André Cardoso (Palmeiras Resort-Prio-Tavira), a 33s
4º Luís Pinheiro (Madeinox-Boavista), a 38s
5º Bruno Pinto (CC Loulé-Louletano-Orbitur-Aquashow), mt
6º Tiago Machado (RadioShack), a 45s
7º Vítor Carvalho (ASC/Vitória/RTL), a 50s
8º David Livramento (Palmeiras Resort-Prio-Tavira), a 52s
9º Rui Vinhas (Aluvia/Valongo), a 54s
10º António Amorim (Barbot-Siper), mt

Elite Feminino Fundo

(Não disponível ainda)

Cadetes Masculino Fundo

(Não disponível ainda)

Cadetes Feminino Fundo

(Não disponível ainda)

Leave a Reply