Domingo, 8 de Maio, 2016

Rui Costa venceu o GP Crédito Agrícola


Alejandro Marque (Palmeiras Resort-Prio) venceu isolado o último dia de competição, em Grândola, mas na contabilidade final do Grande Prémio Crédito Agrícola Costa Azul o lucro maior foi de Rui Costa.
O jovem de 22 anos, em representação da Selecção Nacional, foi segundo classificado na “Vila Morena”, mas sem os mais directos adversários por perto, garantiu a vitória.

Uma fuga iniciada ao quilómetro 30 com duas dezenas de corredores acabou por ser decisiva nesta 4ª e última etapa. Pedro Lopes (CC Loulé – Louletano), líder desde o primeiro dia da competição, não integrou o grupo e chegou a Grândola mais de um minuto depois do vencedor, o espanhol Alejandro Marque (Palmeiras Resort – Prio) que deixou para trás os companheiros de fuga a cerca de 30 quilómetros da chegada. Com este atraso o algarvio perdeu as hipóteses de manter a Camisola Amarela e vencer o prémio. Tiago Machado (Madeinox/Boavista) tinha saído para a derradeira etapa à frente de Rui Costa na classificação, mas apesar de integrar a fuga não entrou nas bonificações e teve de se contentar com o terceiro lugar na competição.

Para Rui Costa esta “acabou por ser uma vitória inesperada. O meu objectivo concreto era apenas rodar na frente para saber até onde podia ir. Tenho vindo a fazer um trabalho específico tendo em vista a participação no Campeonato do Mundo e ganhar esta prova realmente não fazia parte das minha contas mas, no fim, acabei por estar na discussão da corrida e soube bem este triunfo”.

Márcio Barbosa (LA-Rota Móveis) venceu duas das três contagens de montanha do dia e consolidou a Camisola Verde de melhor trepador que já envergava, enquanto Manuel Cardoso (Liberty Seguros) venceu a geral por pontos e arrecadou a Camisola Branca. Fábio Palma (Crédito Agrícola) garantiu nesta última etapa o Prémio da Juventude ao terminar a corrida na nona posição. Colectivamente venceu a formação do homem que triunfou nesta última a etapa, o Palmeiras Resort-Prio.


Classificação da etapa
 CiclistaEquipaTempo
1Alejandro MarquePalmeiras-Prio-Tavira3:25:05
2Rui CostaSelecção Nacional+ 0.26
3Hugo SabidoLA-Rota dos Móveismt
4António AmorimBarbot-Sipermt
5David BlancoPalmeiras-Prio-Taviramt
6Guilherme LourençoMortágua/DR Segurosmt
7Hugo SanchoMortágua/DR Segurosmt
8Aketza PeñaCartaxo-Capital do Vinhomt
9Fábio PalmaCrédito Agrícola/Pombalmt
10Joaquim AndradeLA-Rota dos Móveismt

Classificação Geral
 CiclistaEquipaTempo
1Rui CostaSelecção Nacional14:21:31
2Hugo SabidoLA-Rota dos Móveis+ 0.05
3Tiago MachadoMadeinox-Boavista+ 0.07
4António AmorimBarbot-Siper+ 0.12
5Aketza PeñaCartaxo-Capital do Vinho+ 0.13
6Hugo SanchoMortágua/DR Segurosmt
7Célio SousaMadeinox-Boavistamt
8Joaquim AndradeLA-Rota dos Móveismt
9Fábio PalmaCrédito Agrícola/Pombalmt
10David BlancoPalmeiras-Prio-Taviramt

 

Foto & fonte: © PAD

Leave a Reply