Sábado, 6 de Fevereiro, 2016

Jóni Brandão sagra-se Campeão Nacional de fundo


Joni Brandao - CN Elite 2013

Jóni Brandão (Efapel/Glassdrive) sagrou-se este domingo Campeão Nacional de Ciclismo de Estrada ao vencer os 172 km da prova de fundo da categoria Elite dos Campeonatos Nacionais que decorreram em Pataias, Alcobaça.

O jovem natural de Travanca, concelho de Stª Maria da Feira, já venceu em 2011 a Volta a Portugal do Futuro, mas considera que este é o primeiro grande triunfo da carreira. “Quando cortei a meta chorei porque não acreditava que tinha conseguido! Será uma grande satisfação, depois deste triunfo, sair para treinar com as cores de Campeão Nacional e usar esta camisola nas corridas”, disse emocionado o corredor de 23 anos logo após concluir a competição.

Jóni Brandão integrou desde o início da corrida aquela que foi considerada a “fuga do dia” e mudou o desfecho previsto para o filme desta prova. “Teoricamente esta era uma chegada para “sprinters”, mas tudo mudou quando atingimos 11 minutos de vantagem!”.

Durante cerca de 120Km o grupo composto por Jóni Brandão (Efapel/Glassdrive), Tiago Machado (Radioshack/Leopard), David Livramento (Banco Bic/Carmim), Hélder Oliveira (OFM/Quinta da Lixa), Guilherme Lourenço (Casa Benfica Almodover) e Bruno Silva (LA Alumínios/Antarte) mantiveram-se unidos e chegaram a alcançar mais de 15 minutos de vantagem para pelotão. O grupo entretanto foi fracionado e a faltarem 30 Km para a chegada só Brandão e Machado se mantinham na frente. Nos últimos 300 metros, já na reta da meta, o corredor da Efapel/Glassdrive superiorizou-se a Tiago Machado e alcançou a primeira vitória como profissional. Tiago Machado sagrou-se Vice-Campeão Nacional e Hélder Oliveira arrecadou o bronze nestes Campeonatos Nacionais de Estrada Elite.

A luta pelo título ficou ainda marcada por uma queda no pelotão ao quilómetro 57 que envolveu cerca de 20 corredores, alguns transportados ao hospital. Foi um momento  marcante que condicionou as equipas com mais elementos envolvidos. Se a vantagem da fuga já era significativa, depois deste incidente não parou de aumentar chegando a atingir mais de 18 minutos. Alinharam inicialmente 67 corredores para cumprir os 172 quilómetros da prova discutida num circuito de pouco mais de 17 km percorridos 10 vezes com partida e chegada junto às Piscinas de Pataias.

Leave a Reply