Sábado, 19 de Dezembro, 2015

João Cabreira sagra-se campeão nacional 2011


João Cabreira sagrou-se este domingo campeão nacional ao vencer os 158,6 quilómetros destinados à prova de fundo da categoria Elites dos Campeonatos Nacionais de Ciclismo de Estrada que decorreram em Pataias, no concelho de Alcobaça, numa organização Lagos Sports.

O corredor surpreendeu os velocistas numa corrida aparentemente destinada a uma discussão em bloco e finalizada ao sprint. A quatro quilómetros da chegada, Cabreira (Onda/Boavista) disparou em direcção ao triunfo que lhe deu a camisola e a medalha de campeão.

Nos instantes derradeiros da corrida, apenas Mário Costa (Louletano/Loulé Concelho) conseguiu acompanhar a pedalada vigorosa do homem que já em 2008 foi campeão nacional. Ambos terminaram com o mesmo tempo e uma média de 41,2 Km/h seguidos de Filipe Cardoso (Barbot/Efapel) que foi terceiro a seis segundos depois da equipa comandada por Carlos Pereira tudo ter feito para endurecer, o mais possível, a corrida apostando no sprint final onde os seus corredores hipoteticamente seriam mais fortes. A prova foi realizada num circuito de pouco mais de 12 quilómetros com partida e chegada junto às piscinas de Pataias e tinha passagem pela praia de Paredes e estrada atlântica.

Campeão ribatejano

Neste último dia dos Nacionais que decorreram desde quinta-feira, em Pataias, o período da manhã serviu para encontrar o campeão de cadetes, – César Martingil (C.C. José Maria Nicolau) e as várias campeãs dos escalões femininos. O corredor de 15 anos, natural de Santarém, arrebatou a camisola de campeão nacional com uma média 34,3 km/h ao terminar os 73,2 quilómetros de prova com a vantagem de 3 segundos sobre David Ribeiro (C.C. Avidos) e 14 sobre o terceiro classificado, João Pereira (Esc. Ciclismo Carlos Carvalho).

Campeã do BTT domina Estrada

Nas Elites femininas, o título foi conquistado por Celina Carpinteiro que chegou à camisola de campeã nacional depois de terminar os 61 quilómetros de competição com um escasso segundo de vantagem sobre Ester Alves (Lointek) e Mónica Magro (Maxigym/Medida Única). Este é o primeiro título da vertente de estrada para Celina, natural de Leiria, com uma carreira de sucesso feita nas maratonas de BTT.

campeã de Juniores foi Ana Azenha (Esc Ciclismo pista) depois de bater ao sprint Daniela Reis (ACD Milharado). A terceira classificada nos 48,8 Km da corrida foi Susana Conceição ao gastar mais 32 segundos que a vencedora. A média da nova campeã nacional foi de 32,3 Km/h.

Cadete Marisa Santos (Smile/ DHTeam) é a nova campeã nacionaldepois de vencer a respectiva categoria, uma corrida de 36,6 quilómetros em que Ana Lopes (Ouribike/ C.C. Ouriquense) foi segunda classificada a 10 segundos e Ana Rita Reis (Silva & Vinha/ADRAP) terceira a 4 minutos e 14 segundos.

Por fim, o escalão de Veteranas foi dominado por Alexandra Ferreira(Maxigym/Medida Única) após o triunfo sobre Célia Vieira (União Ciclismo Leiria/Plastidom) e Lia Neves (Galitos/Slowdown). A nova campeã nacional deixou a segunda e terceira classificada a 18 segundos ao fim de 36,6 quilómetros.

 

Leave a Reply