Quinta-feira, 15 de Setembro, 2016

GP Liberty Seguros: José Mendes vence a última etapa



José Mendes, ciclista da Rota dos Moveis, venceu hoje, isolado, a terceira e última etapa do Grande Prémio Liberty Seguros. Santiago Perez, ciclista da CC Loulé-Aquashow, conseguiu manter a camisola amarela, com uma vantagem de apenas um segundo para David Blanco (Palmeiras Resort Tavira). José Mendes atacou logo no inicio da subida que coincidia com a meta para aumentar o ritmo da corrida, mas o ataque resultou tão bem que o português teve esperanças de vencer a etapa e ainda conseguir a liderança, algo que com a perseguição da Palmeiras, que reduziu a vantagem para 26 segundos, não aconteceu.

Mais uma etapa a começar a animação cedo: nos primeiros 45 quilómetros as tentativas de ataque foram muitas, e a luta pelas bonificações das metas volantes também. A primeira meta volante em Vila Nova de Paiva foi conquistada por Alejandro Marque, da Palmeiras, que também tentou várias vezes saltar do pelotão. Há passagem pela segunda meta volante, com o pelotão compacto, a luta entre os dois primeiros classificados foi óbvia: David Blanco conseguiu o primeiro lugar, conquistando uma bonificação de três segundos, mas logo atrás Santiago Pérez conseguiu cruzar na segunda posição, bonificando dois segundos.

 

Logo a seguir à meta volante uma fuga de oito ciclistas formou-se, onde Barbot tinha dois ciclistas. Este facto obrigou a Palmeiras a aumentar o ritmo do pelotão de modo a eliminar a fuga antes da última meta volante, o que aconteceu. Pelotão compacto e sprint para a meta volante, onde Pedro Soeiro, da Loulé, conseguiu bonificar os três segundos, mesmo assim David Blanco terminou na segunda posição e Pérez respondeu bem, terminando na terceira.

Já não haviam metas volantes e o atraso tinha-se reduzido apenas dois segundos, para um segundo de atraso. Era preciso Blanco bonificar na meta, algo que não conseguiu, com Santiago Pérez a levar a amarela para casa.

Classificações

Etapa

1º 31 MENDES, Jose POR LA – ROTA DOS MOVEIS 3:24:03 10″
2º 11 PETROV, Danail BUL MADEINOX BOAVISTA a 26 6″
3º 48 RIBEIRO, Sergio POR BARBOT-SIPER a 26 4″
4º 32 PINTO, Edgar POR LA – ROTA DOS MOVEIS a 26
5º 21 BLANCO, David ESP PALMEIRAS RESORT-PRI a 26
6º 1 PEREZ, Santiago ESP LOULE-AQUASHOW a 26
7º 2 ZABALLA, Constantino ESP LOULE-AQUASHOW a 26
8º 57 CARVALHO, Antonio POR MORTAGUA-BASI a 26
9º 12 SOUSA, Sergio POR MADEINOX BOAVISTA a 26
10º 71 ANTUNES, Amaro POR LIBERTY Seguros-STA. a 26

Geral

1º 1 PEREZ, Santiago ESP LOULE-AQUASHOW 09:31:37
2º 21 BLANCO, David ESP PALMEIRAS RESORT-PRI a 01
3º 22 CARDOSO, Andre POR PALMEIRAS RESORT-PRI a 12
4º 31 MENDES, Jose POR LA – ROTA DOS MOVEIS a 14
5º 32 PINTO, Edgar POR LA – ROTA DOS MOVEIS a 16
6º 2 ZABALLA, Constantino ESP LOULE-AQUASHOW a 19
7º 12 SOUSA, Sergio POR MADEINOX BOAVISTA a 20
8º 11 PETROV, Danail BUL MADEINOX BOAVISTA a 21
9º 16 BENTA, Joao POR MADEINOX BOAVISTA a 32
10º 35 BROCO, Hernani POR LA – ROTA DOS MOVEIS a 34

 

Leave a Reply