Sexta-feira, 11 de Dezembro, 2015

GP Liberty Seguros começa hoje


Começou hoje o Grande Prémio Liberty Seguros, a ultima prova por etapas em Portugal antes dos campeonatos mundiais. A prova vai contar com quase 500km ao longo de cinco etapas, em que quatro delas são em circuito, isto porque a PAD parece interessada em recuperar os tradicionais circuitos de final de época.


A prova irá conter 114 ciclistas distribuídos em 6 equipas elite nacionais, sete equipas de clube, uma formação galega e a Selecção Nacional, que inclui Rui Costa e Sérgio Paulinho, que realizarão a ultima prova antes de ir para o campeonato do mundo.

A primeira etapa foi já realizada, hoje, com vitória de Filipe Cardoso, da Liberty Seguros, que conseguiu vestir a camisola amarela. O circuito de Sobral de Monte Agraço, a etapa mais longa desta prova, acabou por se revelar também muito dura. Depois de bastantes ataques de Cardoso e Daniel Silva (Loulé) acabaram por se adiantar na décima e última volta do cicrcuito e nos derradeiros metros o corredor de Sta. Maria da Feira impôs-se, colocando em prática a estratégia da formação Liberty Seguros.

Antes das decisões finais a etapa foi animada por um grande grupo de fugitivos, mais de 20 unidades, que com 1 hora e meia de prova se escapou ao pelotão. Rui Costa e Sérgio Paulinho, ao serviço da Selecção Nacional, estavam integrados neste grupo juntamente com elementos de todas as equipas de elite excepto a Barbot-Siper que fazia as despesas do pelotão na tentativa de anular as fugas.

Deste grupo ainda saltaram Sérgio Paulinho e Tiago Machado (Madeinox/Boavista), os corredores rolaram alguns quilómetros na dianteira, mas a fuga acabou por nunca se efectivar. 

A dureza do percurso acabou por ditar grandes diferenças no pelotão com o primeiro grande grupo de corredores, onde estava integrado por exemplo Sérgio Paulinho, a chegar mais de 4 minutos depois do vencedor da etapa. 

Para além da Camisola Amarela Liberty Seguros, Filipe Cardoso acumula a liderança na geral por pontos. Bruno Silva, da formação Aluvia-Valongo, enverga a Camisola Laranja Ford da Juventude e Eladio Jimenez (CCLoulé Louletano) lidera a Montanha vestindo a Camisola Verde Jogos Santa Casa.

Amanhã é a segunda etapa e terá como palco Alcobaça, sendo a partida na Avenida dos Combatentes às 15h25. No mesmo sitio será também a chegada, perto das 18h após 107,7 km percorridos.

A Terceira etapa será em Bombarral, onde serão percorridos mais 107,2km, que tentam reeditar um circuito realizado no passado e denominado como as “Voltas à Gafa”. A partida será pelas 15h30 e a chegada está prevista para as 18h.

Finalmente, no Domingo serão duas as etapas que vão ocorrer, ambas em Alenquer. A primeira tem uma distancia de 97,6km, com a partida as 10h na Avenida Jaime Ferreira e chegada perto das 12h, no mesmo local. A derradeira etapa será corrida pelas 17h com a realização do tradicional circuito de Alenquer. E assim será o fim desta edição do Grande Prémio Liberty Seguros.

Aqui no WebCiclismo iremos noticiar os resultados de cada etapa! Não perca, e aproveite para subscrever a nossa feed RSS. 

Fotografias 

{gallery}portugal/gpliberty2009/1etapa{/gallery}

Leave a Reply