Terça-feira, 2 de Agosto, 2016

Filipe Cardoso ganha Prova de Abertura – Prémio Pingo Doce


Filipe Cardoso, ciclista da LA-Paredes Rota dos Moveis, é o primeiro vencedor do calendário nacional de 2010, vencendo numa chegada ao sprint a Prova de Abertura Prémio Pingo Doce. A corrida foi decidida ao sprint onde o ciclista conseguiu surpreender os homens do Palmeiras Resort Tavira que trabalharam durante toda a corrida para a conquistarem. Atrás de Cardoso passou o seu colega Bruno Sancho e logo a seguir Samuel Caldeira da Palmeiras.

Foi uma corrida muito movimentada mas com uma média relativamente baixa. A corrida começou logo com uma fuga ao primeiro quilómetro onde 41 homens seguiram isolados até apenas quatro deles – César Fonte (Barbot-Siper), Ricardo Vilela (Madeinox-Boavista/Gondomar Coração de Ouro), Santiago Pérez (CC Loulé-Louletano-Orbiur-Aquashow) e Alejandro Marque (Palmeiras Resort-Prio-Tavira) – conseguiram resistir na frente, onde acabaram por discutir a única montanha da corrida, conquistada por César Fonte.

Mesmo assim, a fuga acabou por ser aniquilada ainda antes da passagem na primeira meta volante, em Loulé, onde o pelotão passou compacto, situação esta que não durou muito tempo: Cristiano Teixeira (Aluvia/Valongo) quis fugir e ainda conseguiu uma vantagem de dois minutos e quarenta segundos, mas apesar de todos os esforços, o jovem ciclista acabou por ser capturado por um pelotão controlado pela Palmeiras.

No mesmo instante que Teixeira foi capturado, já haviam mais outros dois ciclistas – Pedro Lopes (CC Loulé-Louletano-Orbitur-Aquashow) e Joni Brandão (Liberty Seguros/SM Feira) – a fugirem. O duo ainda teve oportunidade de passar na última meta volante, em Tavira, mas a 20 quilómetros da linha da meta acabaram por ser apanhados. Assim, até à meta o pelotão manteve-se compacto onde Cardoso acabou por conquistar o Sprint.

O CC Loulé conseguiu conquistar a classificação colectiva tal como a classificação com Filipe Cardoso. As metas volantes foram conquistadas por Pedro Lopes e César Fonte.

Classificação

1º Filipe Cardoso (LA-Paredes Rota dos Móveis)
2º Bruno Sancho (LA-Paredes Rota dos Móveis), mt
3º Samuel Caldeira (Palmeiras Resort-Prio-Tavira), mt
4º Marco Cunha (Madeinox-Boavista), mt
5º Bruno Saraiva (CC Loulé-Louletano-Orbitur-Aquashow), mt
6º Celestino Pinho ( CC Loulé-Louletano-Orbitur-Aquashow), mt
7º Bruno Lima (Barbot-Siper), mt
8º César Quitério ( CC Loulé-Louletano-Orbitur-Aquashow), mt
9º Pedro Lopes ( CC Loulé-Louletano-Orbitur-Aquashow), mt
10º António Carvalho (Mortágua/Basi), mt

Fonte: JornalCiclismo
Fotografias: João Fonseca/FOTOJAF

Leave a Reply