Sábado, 6 de Fevereiro, 2016

Fábio Silvestre sagrou-se campeão sub23 em Pataias


Fábio Silvestre é o novo Campeão Nacional de Ciclismo de Estrada Sub 23. O corredor da Liberty Seguros/Stª M. Feira venceu este sábado os 134 quilómetros dos campeonatos nacionais realizados em Pataias, Alcobaça, numa organização da  Lagos Sports. Fábioterminou quatro segundos à frente do companheiro de equipa Domingos Gonçalves e Diogo Nunes do Tavira/Prio terminando com uma média de 40,4 Km/h.

Depois de vários anos à procura do  título, o corredor de 21 anos, natural de Sobral de Monte Agraço, comemorou efusivamente a vitória no momento de cortar a linha de meta sendo, logo depois, rodeado por cumprimentos de companheiros e até de adversários. Manuel Correia, o director desportivo, estava visivelmente emocionado pelo título alcançado.

Além da atribuir a camisola de campeão, a corrida foi marcada pelo muito calor e pelas quedas que deixaram de fora mais de metade do pelotão. Alguns corredores foram mesmo transportados ao hospital devido a fracturas. O percurso, um circuito de 12,2 quilómetros repetido 11 vezes, foi delineado entre o complexo de piscinas de Pataias, a praia de Paredes e a estrada atlântica. Esta é a maior freguesia do concelho de Alcobaça e a praia de Paredes um imenso areal limitado a norte por  uma enorme  rochedo que  o vento e o mar moldaram em forma de leão. É um cenário fantástico descoberto este fim-de-semana por muitos dos que estão a participar nos campeonatos nacionais de estrada.

Ricardo Teixeira é Campeão Nacional de Juniores

A  prova de fundo da categoria Juniores ficou marcada  igualmente  por uma queda à entrada para a  penúltima volta do circuito que totalizou 110 quilómetros. Foi uma situação que permitiu a um grupo de cinco corredores que instantes antes fugira ao pelotão ganhar maior vantagem. Nos últimos instantes o quinteto geriu a diferença e no sprint final foi Ricardo Teixeira (Liberty Seguros/Stª. Mª Feira), quem se superiorizou aos companheiros de fuga. A vitória de Teixeira, natural de Gondomar, permitiu-lhe obter o título de Campeão Nacional de Juniores com uma média de 38,8 Km/h. Os restantes lugares do pódio foram ocupados por  André Bessa (Belalgas Cosmética/Matos Cheirinhos) e Rafael Rodrigues (Crédito Agrícola/Alcobaça).

Estão por atribuir mais títulos

Depois de todas as provas já realizadas desde quinta-feira, falta apenas conhecer os novos campeões nacionais de fundo das categorias de Elites, Cadetes e dos diversos escalões femininos. Neste domingo, último dia de competição, os    Cadetes têm pela frente 73,2 Km, a partir das 10h30, correndo  em conjunto com os escalões femininos.  A principal competição em linha, a dos Elites estende-se ao longo de 158,6 Km e começa às 15 horas.

Leave a Reply