Quarta-feira, 30 de Dezembro, 2015

Entrevista a David Blanco: “Mentia se não dissesse que penso em vencer”



A poucos dias da Volta a Portugal, realizamos a entrevista ao favorito numero um da Volta a Portugal, David Blanco, tetra-vencedor da Volta a Portugal em Bicicleta. Actualmente corre na Palmeiras Resort-Prio-Tavira. É o favorito numero um para esta 72ª Volta a Portugal onde pode fazer historia, igualando o numero de vitórias de Marco Chavas. Agradecemos ao David por ter aceito a nossa proposta, e resta-nos desejar-lhe uma boa Volta a Portugal.


Olá David, antes de mais muito obrigado por teres aceite esta entrevista, é para nós um grande prazer poder entrevistar-te.
Obrigado eu, é sempre um prazer ajudar no que se pode.

Qual é o teu objectivo nesta Volta a Portugal?
Mentia se não dissesse que penso em vencer. É evidente que pela minha cabeça não se pode passar outra ideia.

Vai haver divisão de liderança com o Cândido Barbosa?
O Cândido e eu somos ciclistas diferentes e ambos sabemos perfeitamente qual é a função de cada um na equipa e falar de chefe-de-fila é um absurdo: O chefe-de-fila é aquele que anda mais em cada etapa.

A Volta a Portugal 2009 foi marcada pelo escândalo de doping da Liberty Seguros. Qual é a tua posição em relação a este assunto?
Penso que fez muitos danos ao ciclismo nacional, com tudo o que tem acontecido este ano. Mas está claro que não podemos baixar os braços, simplesmente devemos levantarmo-nos e continuar a lutar pelo ciclismo. Ganhar assim (com vitória por desclassificação do vencedor) não agrada a ninguem. Nem a mim, nem aos patrocinadores, nem para ninguem, no entanto eu não posso ir a casa de cada ciclista e dizer-lhe o que tem que fazer. A pena é que depois de tantos problemas, cada positivo acaba por afectar-nos a todos sem ter nada haver. Basta ver como ficou o ciclismo nacional para termos essa noção.

Vês-te noutra equipa diferente? Ou estás a pensar terminar a carreira no Tavira?
Não sei… Vamos pouco a pouco, primeiro está Volta, depois é que temos tempo para pensar no que faço.

Vais tentar bater o recorde do Marco Chagas com o maior numero de vitórias ganhas de sempre (4)?
Está claro que sim, é esse o meu objectivo. Era fazer história e isso muitos poucos podem dizer que já o conseguiram. Seria uma coisa que me encheria de orgulho.

Quando pretendes terminar a tua carreira? Depois pensas continuar no ciclismo (como Director Desportivo, etc)?
A minha intenção é correr pelo menos dois anos, mas prefiro ir passo a passo. Não penso que continue vinculado ao ciclismo no futuro, mas bem, nunca se pode dizer que desta agua não beberei.

Esta temporada tem estado a correr-te bem, com a vitória da Volta ao Alentejo. Como te sentiste durante esta temporada? Como estás para a Volta a Portugal?
Pois a verdade´que estou a ter muitas boas sensações este ano, a nivel de voltas, creio que nunca tinha feito uma temporada tão boa. Sobre a Volta, penso que me sinto bem, basicamente como nos anos anteriores. Veremos como estou quando começar a Volta em Viseu.

Como te defines como ciclista? Qual o teu tipo de terreno preferido?
Sou bastante completo, consigo defender em todos os terrenos, mas acho que onde posso fazer a diferença é nos contra-relógios de voltas mais longas. Sou um ciclista de fundo que rende melhor quando estamos todos muito cansados.

Como é o dia a dia de um ciclista?
É muito simples: levantar-se muito cedo, sair para treinar até às 11h da manhã e não faço mais nada o resto do dia. Só descansar para poder sair para treinar em condições no dia seguinte.

Gostavas de correr com uma equipa portuguesa ou espanhola a Volta a França ou outra grande volta?
Sim, mas se não se pode, não se pode… Mas em vez de pensar no azar que tive, penso que há outros muito piores do que eu.

Tens alguma recomendação para jovens ciclistas?
Sim, nunca deixem os estudos pela bicicleta.

Já conhecias o WebCiclismo? Qual a tua opinião?
Sim. Qualquer site que ajude a promover o ciclismo é sempre bem-vindo.

Resta-nos então desejar uma excelente Volta a Portugal ao David Blanco, o favorito numero um. Boa sorte e muito obrigado por ter aceite esta entrevista.

Leave a Reply