Sexta-feira, 11 de Dezembro, 2015

Engoulvent foi o mais rápido


Jimmy Engoulvent, ciclista francês da Saur-Sojasun, venceu hoje, em Viseu, o Prólogo da 72ª Volta a Portugal, terminando o percurso de 5,5 quilómetros em 6m25. Na segunda e terceira posição, ficaram Vladimir Isaichev, da Xacobeo, e Alejandro Marque, da Palmeiras Resort Tavira, ambos a cinco segundos do francês. O melhor ciclista português foi Filipe Cardoso, LA-Paredes Rota dos Moveis, que terminou na sétima posição, a sete segundos.

O mais marcante no traçado desta etapa foi as 13 rotundas que marcaram presença nos 5,5 quilómetros em Viseu. Apesar disso, não era um percurso técnico, sendo feito grande parte dele na potência máxima.

O primeiro ciclista, Joeri Adams, da RaboBank Continental, terminou com 6m43, e foi o melhor tempo até à passagem de Samuel Caldeira (Palmeiras Resort Prio Tavira) que terminou com um tempo de 6m40. No entanto, o português foi logo ultrapassado pelo seguinte ciclista, Jetse Bol, mais uma jovem proeza da RaboBank, com 6m32s. O jovem holandês só foi ultrapassado quase meia hora depois, por Vladimir Isaichev, segundo classificado deste prologo, que terminou com 6m30s. O russo conseguiu manter o seu tempo na frente durante quase toda a restante corrida, mas foi preciso terminar Jimmy Engoulvent para conquistar o primeiro lugar com o tempo canhão de 6m25s.

Assim, Engoulvent é o primeiro Camisola Amarela da 72ª edição da Volta a Portugal. O francês vestiu também a camisola branca dos pontos, no entanto será Vladimir Isaichev que a vai levar vestida. A camisola verde mantem-se em Sérgio Sousa, segundo classificado da Montanha do ano passado e a camisola laranja da juventude vai para Jetse Bol. Em modo de homenagem, o primeiro prémio de combatividade foi entrege a Joaquim Sampaio, da Madeinox Boavista, visto que é o atleta mais antigo do pelotão, que com 40 anos, está a correr a sua última Volta a Portugal.

Amanhã, quinta feira, corre-se a 1ª etapa em linha, que vai ligar Gouveia a Oliveira de Azeméis num total de 188 quilómetros. A dificuldade do dia vai ser a subida à seera do Caramulo.  

Multimédia

{gallery}corridas/volta10/prologo{/gallery}

Classificações

Prologo e Geral Individual

1º 132  ENGOULVENT, Jimmy       FRA  SAUR-SOJASUN          0:06:25
2º 107  ISAICHEV, Vladimir      RUS  XACOBEO-GALICIA      a     05
3º   7  MARQUE, Alejandro       ESP  PALMEIRAS RESORT-PRI a     05
4º  71  SINKEWITZ, Patrik       GER  ISD-NERI             a     05
5º  25  DEL NERO, Jesus         ESP  C. C. LOULÉ- LOULETA a     06
6º 152  BOL, Jetse              NED  RABOBANK CONT.       a     07
7º  38  CARDOSO, Filipe         POR  LA- ROTA DOS  MOVEIS a     07
8º   1  BLANCO, David           ESP  PALMEIRAS RESORT-PRI a     07
9º  31  SABIDO, Hugo            POR  LA- ROTA DOS  MOVEIS a     09
10º 133  LEMOINE, Cyril          FRA  SAUR-SOJASUN         a     09

Leave a Reply