Domingo, 6 de Dezembro, 2015

Campeonatos Nacionais começam já amanhã


Manuel Cardoso a vencer o ano passado, em Patáias

Manuel Cardoso a vencer o ano passado, em Patáias


Os Campeonatos Nacionais de Ciclismo de Estrada, nas categorias de Elite e Sub-23, começam esta sexta-feira prolongando-se até domingo, na vila de Pataias, Alcobaça. Durante três dias, as atenções do ciclismo português concentram-se na Estrada Atlântica e junto às praias de Pataias onde cerca de 130 corredores, das categorias de Sub-23 e Elite, vão lutar pelos títulos de Campeão Nacional de contrarrelógio e fundo.

Os ainda Campeões Nacionais, Manuel Cardoso (Campeão Nacional Elite), José Gonçalves (Campeão Nacional Contrarrelógio Elite), Pedro Paulinho (Campeão Nacional Sub 23) e Fábio Silvestre (Campeão Nacional Contrarrelógio Sub 23) vão estar presentes em Pataias lutando pela revalidação dos títulos.

A este quarteto de ouro junta-se Rui Costa recentemente vitorioso na Volta à Suíça. O corredor poveiro vai alinhar nas duas competições dos campeonatos nacionais: “Participo com muito orgulho nos campeonatos do meu país, mas não estou preocupado em alcançar resultados
significativos. Vou encarar estas provas de forma muito descontraída e livre de qualquer pressão porque depois da conquista da Volta à Suíça, o meu grande objetivo é o “Tour”. Os nacionais deste fim-de-semana, em Pataias, serão um grande teste que quero aproveitar da melhor maneira, mas não faço qualquer previsão de resultados seja no contrarrelógio ou na prova de fundo. De qualquer modo o que posso acrescentar é que me encontro bem.”

À parada de estrelas nos Campeonatos Nacionais, junta-se praticamente todo o pelotão nacional e ainda os melhores “emigrantes” como Tiago Machado, Nélson Oliveira, Sérgio Paulinho, Bruno Pires, André Cardoso, Fábio Silvestre, Ricardo Mestre, Rafael Reis e António Barbio.

Quadro competitivo

Nesta sexta-feira, a prova de contrarrelógio individual da categoria Sub-23 começa às 11 horas tendo os corredores de enfrentar um percurso de 27,8km. Pela tarde, às 16 horas é a vez dos Elites testarem forças num traçado de 34km. No sábado, pelas 15horas, será dado o tiro de partida para a competição em linha dos Sub 23 com 154,8km distribuídos por um circuito de 17,2Km que será percorrido nove vezes. Os Campeonatos Nacionais terminam no domingo com a prova em linha da categoria Elite. A partida será dada às 12horas, o percurso terá 172km distribuído por um circuito que terá dez voltas.

Leave a Reply