Sexta-feira, 4 de Dezembro, 2015

Volta França: Kittel vence sprint atormentado


Greipel e Kittel cruzar a meta - Tour 13

Greipel e Kittel cruzar a meta – Tour 13

Mais uma etapa, mais um dia de calor, desta vez uns quentes 26 graus. Uma etapa plana, no entanto com os últimos 25 km ventosos que poderiam prejudicar os comboios no final para os sprínters. Na meta o vento soprava a 25 km/h.

A fuga formou-se logo ao quilómetro e meio. Fuga essa que era constituída por cinco elementos, sendo eles: J. Cousin (Europcar), J.J Oroz (Euskatel), L. Maté (Cofidis), L. Westra (Vacansoleil) e J. Simon (Sojasun).

A Sky foi controlando a corrida num ritmo leve, o que permitiu ao grupo da frente ganhar uma vantagem que chegou aos cinco minutos. Passados cerca de 40 km, o pelotão já tinha tirado meio minuto à fuga, ficando assim os cinco homens da frente com quatro minutos e meio sobre o grupo do camisola amarela.

Essa vantagem estabilizou até faltarem cerca de 70 km para o final. Precisamente na altura onde se realizou o sprint intermédio que entregaria 20 pontos ao vencedor. O primeiro a passar a linha foi Maté, da Cofidis. No pelotão, o primeiro foi Greipel que somou 10 pontos. Sagan, Cavendish e Flecha fecharam o top-10 do sprint ficando com 9, 8 e 7 pontos respectivamente. O pelotão acabou por conseguir tirar cerca de dois minutos à frente da corrida, reduzindo a vantagem para os 2 minutos e meio.

Passados cinco quilómetros, era o prémio de montanha de quarta categoria que premiou Westra, trepador da Vacansoleil, que atacou a cerca de 500 metros.

A cerca de 25 km para o final, alguns atletas não se safaram de duas quedas a alta velocidade. A vítima da primeira queda foi Flecha que caiu no momento em que o pelotão ultrapassava uma rotunda e na segunda foi Tuft e outro ciclista da Garmin.

A fuga foi finalmente alcançada a 6 km para a meta com o trabalho da Orica, Vacansoleil e Omega.

Infelizmente, já no sprint veio o pesadelo de qualquer ciclista, uma queda. Queda que foi provocada por Cavendish que com um toque no ombro de Tom Veelers, acabou por lança-lo ao chão

A vitória foi discutida entre Greipel e Kittel, dois alemães, mas quem levou a melhor foi Marcel Kittel, ciclista da equipa holandesa Argos, que conseguiu vencer com apenas uma roda de vantagem. Em terceiro terminou Mark Cavendish.

1Marcel Kittel (Ger) Team Argos-Shimano4:53:25
2André Greipel (Ger) Lotto Belisol
3Mark Cavendish (GBr) Omega Pharma-Quick Step
4Peter Sagan (Svk) Cannondale Pro Cycling
5William Bonnet (Fra) FDJ.fr
6Alexander Kristoff (Nor) Katusha
7Samuel Dumoulin (Fra) AG2R La Mondiale
8Kévin Reza (Fra) Team Europcar
9Danny van Poppel (Ned) Vacansoleil-DCM Pro Cycling Team
10Jose Joaquin Rojas Gil (Spa) Movistar Team

Classificação Geral

1Christopher Froome (GBr) Sky Procycling41:52:43
2Alejandro Valverde Belmonte (Spa) Movistar Team0:01:25
3Bauke Mollema (Ned) Belkin Pro Cycling Team0:01:44
4Laurens Ten Dam (Ned) Belkin Pro Cycling Team0:01:50
5Roman Kreuziger (Cze) Team Saxo-Tinkoff0:01:51
6Alberto Contador Velasco (Spa) Team Saxo-Tinkoff
7Nairo Alexander Quintana Rojas (Col) Movistar Team0:02:02
8Daniel Martin (Irl) Garmin-Sharp0:02:28
9Joaquim Rodriguez Oliver (Spa) Katusha0:02:31
10Rui Alberto Faria Da Costa (Por) Movistar Team0:02:45

Leave a Reply