Quarta-feira, 10 de Fevereiro, 2016

Volta França: Cavendish por fim


 

Mark Cavendish - Tour France - Volta França - 2013

Mark Cavendish – Tour France – Volta França – 2013

Na quinta etapa do Tour o campeão ingles, Mark Cavendish ( OmegaPharma – Quickstep), ganhou a tirada de hoje, sendo esta a sua 24ª vitória da sua carreia no Tour.

A etapa prometia, novamente, um resultado incerto. O perfil acidentado da etapa com algumas contagens de montanha faziam adivinhar uma etapa muito dura de passar por parte dos sprinters do pelotão.

A etapa teve também uma fuga que se formou praticamente no quilómetro 0. Os seis elementos da fuga chegaram a ter cerca de nove minutos de vantagem sobre o pelotão, isto quando faltavam cerca de 95 quilómetros para o final da tirada.

Os quilómetros foram reduzindo, e o pelotão parecia não conseguir “deitar abaixo” uma fuga persistente. A 50 km do final a fuga tinha cerca de 6 minutos de vantagem. Foi quando chegamos à quarta categoria final. A fuga passou essa categoria ainda com 2 minutos de vantagem sobre o pelotão, se há 40 km atrás era possível um dos elementos da fuga ganhar a etapa, agora já não parecia possível. A fuga acabou por “morrer na praia”, sendo apanhada a 4km do final.

Com a fuga neutralizada, cabia aos sprinters entrar em ação e levar os oito mil euros da vitória na etapa para casa. Neste cenário o favoritismo era dado a Mark Cavendish, que tinha passado bem a montanha, muito ajudado pela sua equipa. O britânico não deixou o crédito por mãos alheias e conseguiu bater toda a gente ao sprint, ganhando o mesmo por alguma margem. Bossan Hagen ( SKY) e Peter Sagan ( Cannondale) fizeram segundo e terceiro respectivamente. Com isto Peter Sagan conseguiu minimizar perdas no que toca às contas da camisola verde. Nas contas da camisola amarela ficou tudo na mesma, na frente continua Simon Gerrans ( Orica -greenedge) a envergar a referida camisola.

Perfil etapa 6 - Tour France - Volta França - 2013

Perfil etapa 6 – Tour France – Volta França – 2013

A etapa de amanhã prevê-se que tenha mais uma chegada compacta ao sprint, visto que no seu perfil não oferece grandes resistências.

Leave a Reply