Sábado, 26 de Dezembro, 2015

Valverde vence Volta à Romandia



Alejandro Valverde, espanhol da Caisse d’Epargne, venceu hoje a quinta e última etapa da Volta à Romandia, garantindo assim a vitória desta prova. Tiago Machado, que conseguiu terminar na 5ª posição, atacou num momento decisivo, arrastando consigo uns quantos homens. Valverde iniciou a perseguição em conjunto com os homens que terminaram no grupo do espanhol, acabando por ultrapassar o Português, vencer a etapa e roubar a liderança.



Foi uma curta mas dura etapa com inicio e fim em Sion. Sérgio Paulinho (RadioShack), companheiro de equipa de Tiago Machado, foi um dos animadores do dia, estando integrado na fuga do dia, acabando por ser alcançados nos últimos 30.000 metros. É altura da parte mais “crítica” da corrida, onde tudo se pode decidir. Então, Tiago Machado, com o intuito de desgastar os favoritos, atacou. O ataque do português foi decisivo para o desfeche da etapa, dando-lhe a quinta posição. Igor Antón (Euskaltel) respondeu ao ataque de Machado e conseguiu ainda isolar-se na frente, acabando por conquistar o prémio da montanha de primeira categoria. Antón era, no entanto, perseguido por Valverde, Simon Spilak (Lampre) e Menchov (Rabobank).

Sete quilómetros para a linha da meta o grupo de Valverde consegue juntar-se a Antón, e o espanhol torna-se líder virtual ao bonificar 3 segundos na meta voltante. Apesar da vitória quase garantida, Valverde não baixou os braços e não deixou de disputar a etapa. Valverde facilmente derrota Igor Antón, Simon Spilak e Denis Mechov, que terminam na segunda, terceira e quarta posição respectivamente. Machado conseguiu terminar na quinta posição, a 23 segundos do espanhol.

Classificações

Etapa
1 Alejandro Valverde Belmonte (Spa) Caisse d’Epargne 3:36:19
2 Igor Anton Hernandez (Spa) Euskaltel – Euskadi
3 Simon Spilak (Slo) Lampre-Farnese Vini
4 Denis Menchov (Rus) Rabobank
5 Tiago Machado (Por) Team Radioshack 0:00:23
6 John Gadret (Fra) AG2R La Mondiale
7 Janez Brajkovic (Slo) Team Radioshack
8 Marcel Wyss (Swi) Cervélo TestTeam
9 Vladimir Karpets (Rus) Team Katusha
10 Michael Rogers (Aus) Team HTC – Columbia

Geral
1 Alejandro Valverde Belmonte (Spa) Caisse d’Epargne 17:37:55
2 Simon Spilak (Slo) Lampre-Farnese Vini 0:00:11
3 Denis Menchov (Rus) Rabobank 0:00:21
4 Michael Rogers (Aus) Team HTC – Columbia 0:00:35
5 Vladimir Karpets (Rus) Team Katusha 0:00:42
6 Janez Brajkovic (Slo) Team Radioshack 0:00:52
7 Tiago Machado (Por) Team Radioshack 0:01:16
8 Marco Pinotti (Ita) Team HTC – Columbia 0:01:27
9 Marcel Wyss (Swi) Cervélo TestTeam 0:01:28
10 Igor Anton Hernandez (Spa) Euskaltel – Euskadi 0:01:34

 

Leave a Reply