Quarta-feira, 4 de Maio, 2016

Tyler Farrar o mais forte ao sprint


O norte-americano Tyler Farrar, da Garmin-Transitions, venceu hoje a quinta etapa da Volta a Espanha, uma etapa ao estilo de sprinters, com 199 quilómetros entre Guadix e Lorca. A chegada foi ao sprint, com Farrar a impor-se na linha da meta, batendo o espanhol Koldo Larrea (Euskaltel) e o britânico Mark Cavendish (HTC-Columbia), segundos e terceiros, respectivamente. Philippe Gilbert (Omega Pharma-Lotto) conseguiu manter a camisola vermelha, símbolo da liderança da classificação geral individual.

Foi a segunda chegada a sprint, e mais uma vez Mark Cavendish tudo tentou, mas não conseguiu. O britânico foi o primeiro a arrancar, mas Tyler Farrar conseguiu ultrapassa-lo com facilidade, vencendo o sprint. O português Manuel Cardoso não conseguiu terminar bem colocado, ficando na 18ª posição.

Um quarteto constituido por David Gutiérrez (Footon-Servetto), José Vicente Toribio (Andalucía-Cajasur), Arnaud Labbe (Cofidis) e Pierre Rolland (Bbox) escapou do pelotão logo no inicio da etapa, e apenas foi alcançado a pouco menos de 14 quilómetros da meta. Com o pelotão a rolar compacto, restava às equipas dos sprinters prepararem-se para o final, mas a desorganização predominou, e não se formou nenhum comboio. Num sprint sem lançadores, Farrar foi o mais forte.

Amanhã, a sexta etapa da Vuelta vai passar em Caravaca de La Cruz e termina em Múrcia, num total de 141 quilómetros. A dificuldade do dia será uma contagem de segunda categoria, instalada a 17 quilómetros da meta, onde poderá fazer a selecção de quem discute a vitória da etapa.

A equipa WebCiclismo deixa aqui também os sentimentos pela morte do grande ciclista Laurent Fignon, que morreu ontem, aos 50 anos, vítima de cancro… Foi o vencedor do Tour, em 1983 e em 1984, e do Giro, em 1989. Descansa em Paz…

Classificações

5º Etapa

1 Tyler Farrar (USA) Garmin-Transitions 5:03:36  
2 Koldo Fernandez De Larrea (Spa) Euskaltel-Euskadi  
3 Mark Cavendish (GBr) Team HTC-Columbia  
4 Matteo Tosatto (Ita) Quick Step  
5 Alessandro Petacchi (Ita) Lampre-Farnese Vini  
6 Sébastien Chavanel (Fra) FDJ  
7 Robert Förster (Ger) Team Milram  
8 Denis Galimzyanov (Rus) Team Katusha  
9 Theo Bos (Ned) Cervélo Test Team  
10 Greg Van Avermaet (Bel) Omega Pharma-Lotto

 Geral Individual

1 Philippe Gilbert (Bel) Omega Pharma-Lotto 19:00:06  
2 Igor Anton (Spa) Euskaltel-Euskadi 0:00:10  
3 Joaquin Rodriguez (Spa) Team Katusha  
4 Vincenzo Nibali (Ita) Liquigas-Doimo 0:00:12  
5 Peter Velits (Svk) Team HTC-Columbia 0:00:16  
6 Tejay Van Garderen (USA) Team HTC-Columbia 0:00:29  
7 Xavier Tondo (Spa) Cervélo Test Team 0:00:49  
8 Frank Schleck (Lux) Team Saxo Bank 0:00:50  
9 Ruben Plaza (Spa) Caisse d’Epargne 0:00:54  
10 Ezequiel Mosquera (Spa) Xacobeo Galicia 0:00:55

Leave a Reply