Sexta-feira, 11 de Dezembro, 2015

Tondo em grande na penúltima etapa do Paris Nice



Xavier Tondo, ciclista da Cervelo e vencedor da Volta a Portugal em 2007, venceu hoje a quinta etapa do Paris Nice, onde chegou isolado a 5 segundos do grupo dos favoritos. O espanhol fugiu na ascensão de primeira cagtegoria de Col de Vence, a 33 quilómetros da meta. Valverde, que controlou toda a perseguição do pelotão, cruzou a meta na segunda posição e Peter Sagan (Liquigas) na terceira posição. Contador terminou a cinco segundos do vencedor, mantendo assim a camisola amarela de líder.




A etapa foi marcada por uma fuga de 23 ciclistas, onde muitos dos favoritos como Levi Leipheimer (Radioshack), Damiano Cunego (Lampre) e Sulvain Chavanel (QuickStep) estavam incluídos tal como o português Tiago Machado (RadioShack). Tondo estava nesta fuga e aproveitou para fazer a escapada decisiva que lhe garantiu a vitória.

Apesar de tudo, a liderança de Contador esteve em risco graças a Chavanel, numa altura em que a fuga tinha quase dois minutos. A vantagem não cresceu mais em grande parte devido ao trabalho da Garmin, que não conseguiu incluir ciclistas na fuga, e mais tarde, da Caisse d’Epargne, que tinham interesse em fazer a corrida para Valverde.

A fuga manteve-se estável até à chegada a Col de Vance, uma montanha de primeira categoria a menos de 33 quilómetros da meta. Foi numa das rampas dessa montanha que a corrida começou a animar, com Tondo a liderar a corrida seguido de perto por Cunego e Gautier.

Foi então que o espanhol atacou deixando Cunego e Gautier atrapalhados, seguindo em alta velocidade até ao topo da montanha. Gautier acabou por desistir da perseguição e voltou ao grupo, enquanto Cunego continuou a sua perseguição montanha a cima, mas nunca conseguindo menos de 12 segundos para Tondo.

À medida que a estrada ia nivelando, Cunego ia perdendo tempo tempo, com o ritmo do pelotão a aumentar com o ataque de vários ciclistas. Com isto, na chegada ao topo da montanha, Tondo tinha uma vantagem para o pelotão de cerca de dois minutos.

A vantagem ia diminuindo drasticamente e Tondo entrava nos últimos cinco quilómetros com vinte segundos de vantagem. Felizmente para ele, a perseguição foi desorganizada onde tentativas de protagnoismo individual iam dificultando o trabalho da Caisse d’Epargne. Na meta a vantagem foi só de 5 segundos para o pelotão.

Amanhã corre-se a última etapa do Paris-Nice, uma etapa para estoirar o que resta dos ciclistas: 119 quilómetros com 3 contagens de primeira categoria, vai conter chegada a Nice no tradicional Passeio dos Ingleses.

 

Classificações

Etapa
1 Xavier Tondo (Spa) Cervélo Test Team 5:01:39
2 Alejandro Valverde (Spa) Caisse d’Epargne 0:00:05
3 Peter Sagan (Svk) Liquigas – Doimo
4 Samuel Sanchez (Spa) Euskaltel – Euskadi
5 Joaquim Rodriguez (Spa) Team Katusha
6 Leonardo Duque (Col) Cofidis, Le Credit en Ligne
7 Luis-Leon Sanchez (Spa) Caisse d’Epargne
8 Christophe Riblon (Fra) AG2R La Mondiale
9 Reine Taaramae (Est) Cofidis, Le Credit en Ligne
10 Daniele Righi (Ita) Lampre – Farnese Vini

Geral
1 Alberto Contador (Spa) Astana 25:43:24
2 Alejandro Valverde (Spa) Caisse d’Epargne 0:00:14
3 Roman Kreuziger (Cze) Liquigas – Doimo 0:00:25
4 Luis-Leon Sanchez (Spa) Caisse d’Epargne 0:00:26
5 Samuel Sanchez (Spa) Euskaltel – Euskadi 0:00:29
6 Jens Voigt (Ger) Team Saxo Bank 0:00:34
7 Joaquim Rodriguez (Spa) Team Katusha 0:00:36
8 Peter Sagan (Svk) Liquigas – Doimo 0:00:38
9 David Millar (GBr) Garmin – Transitions 0:01:02
10 Reine Taaramae (Est) Cofidis, Le Credit en Ligne 0:01:06

Multimédia

{source}<object width=”640″ height=”385″><param name=”movie” value=”http://www.youtube.com/v/cDkgu9fS_J4&hl=pt_PT&fs=1&rel=0&color1=0x3a3a3a&color2=0x999999″></param><param name=”allowFullScreen” value=”true”></param><param name=”allowscriptaccess” value=”always”></param><embed src=”http://www.youtube.com/v/cDkgu9fS_J4&hl=pt_PT&fs=1&rel=0&color1=0x3a3a3a&color2=0x999999″ type=”application/x-shockwave-flash” allowscriptaccess=”always” allowfullscreen=”true” width=”640″ height=”385″></embed></object>{/source}

{gallery}corridas/parisnice2010/6etapa/fotos{/gallery}

Leave a Reply