Sexta-feira, 11 de Dezembro, 2015

Theo Bos impõe-se ao sprint em Castela e Leão



Theo Bos, ciclista holandês da Cervélo, conseguiu vencer a primeira etapa da Volta a Castela e Leão, impondo-se no sprint. A etapa ligou Belorado a Burgos num total de 157,7 quilómetros de corrida com chuva e frio constantes. Esta prova espanhola conta com bastante participação portuguesa: Duas equipas portuguesas, a Barbot-Siper e a LA Rota dos Moveis, e de dois atletas portugueses, Tiago Machado da RadioShack e João Correia da Cervélo.



Uma etapa sobre constante chuva e frio, viu logo nos primeiros quinze quilómetros a primeira fuga a ocorrer. O trio ainda conseguiu uma vantagem de 3 minutos ao quilómetro 58, no entanto à passagem da contagem de segunda categoria, Alto de La Pedraja, ao quilómetro 72, a sua vantagem caiu para os 1m30s. A fuga ainda conseguiu chegar novamente aos dois minutos de vantagem, até o pelotão lembrar-se de começar a trabalhar eliminando a fuga após 71 quilómetros de existência da mesma.

Logo após a fuga estar extinta mais dois homens tentam a sua sorte: Oleg Chuzhda (Caja Rural) e Mikel Ilundain (Orbea). Ilundain acabou por ceder, faltavam 17 quilómetros para a meta. Assim o ucraniano seguiu isolado e ainda obrigou o comboio da Cervélo, que perparava Theo Bos para o sprint, trabalhar no duro para eliminar este fugitivo, algo que só aconteceu a quatro quilómetros da meta.

Assim, chegada ao sprint com pelotão compacto e Theo Bos consegue uma vitória para a Cérvelo. Filipe Cardoso, da Rota dos Moveis, foi o quinto classificado, e o melhor português em prova. Edgar Pinto, da mesma equipa, terminou na oitava posição. Destaque para Tiago Machado, que apesar de não ser um sprinter, conseguiu lutar para a discussão da etapa, terminando na sexta posição.

Amanhã corre-se a segunda etapa, uma tirada com 209,9 quilómetros que vai ligar Burgos até Carrión de los Condes.

Classificações

Etapa/Geral
1 Theo Bos (Ned) Cervelo TestTeam 3:52:08
2 Graeme Brown (Aus) Rabobank
3 Pablo Urtasun (Spa) Euskaltel-Euskadi
4 Pablo Lastras (Spa) Caisse D`Epargne
5 Filipe Cardoso (Por) La-Rota Dos Moveis
6 Tiago Machado (Por) Team RadioShack
7 Michael Kwiatkowski (Pol) Caja Rural
8 Edgar Pinto (Por) La-Rota Dos Moveis
9 Javier Aramendia (Spa) Euskaltel-Euskadi
10 Edward King (USA) Cervelo TestTeam

Leave a Reply