Sábado, 6 de Fevereiro, 2016

Theo Bos consegue dobradinha em Castela e Leão



O holandês Theo Bos, sprinter da Cervélo, conquistou, novamente, a segunda etapa da Volta a Castela e Leão. A tirada foi das mais duras, ligou Burgos a Carrión de los Condes num total de 210 quilómetros. Apesar de não haver grandes dificuldades de perfil, o vento não ajudou à etapa. Greame Brown (Rabobank) voltou a cruzar a meta no segundo lugar. Já Filipe Cardoso voltou a ser o melhor português, terminando na sexta posição.



A corrida, apesar da sua grande extensão, foi discutida nos últimos 15 quilómetros. A fuga do dia estava anulada e a Rabobank decidiu aumentar o ritmo no pelotão. Ora este aumento de ritmo aliado ao forte vento que se fazia sentir partiu completamente o pelotão, ficando um grupo de 22 homens na frente da corrida. No entanto, a Euskaltel – Euskadi trabalhou no duro e conseguiu juntar os dois grupos principais nos últimos cinco mil metros, possibilitando a discussão do sprint final pelos sprinters das equipas.

A classificação geral está cheia de portugueses: Filipe Cardoso conseguiu terminar na sexta posição, com Tiago Machado a fechar o top10. Já José Mendes, da LA-Rota dos Moveis, terminou na 12ª posição e Edgar Pinto, da mesma equipa, terminou na 16ª posição. Os grandes favoritos como Alberto Contador (Astana) e Denis Menchov (Rabobank) terminaram na sexta e nona posição, respectivamente.

Amanhã é dia da etapa rainha desta prova. Uma etapa entre Ponferrada e termina no Alto de Morredero num total de 158,8 quilómetros. A meta vai estar localizada numa contagem de primeira categoria, com uma extensão de 19,1 quilómetros e inclinação média de 4%.

Classificações

Etapa
1 Theo Bos (Ned) Cervelo TestTeam 4:45:55
2 Graeme Brown (Aus) Rabobank
3 Oscar Grau (Spa) Burgos 2016-Castilla
4 Pablo Urtasun (Spa) Euskaltel-Euskadi
5 Enrique Mata (Spa) Footon-Servetto
6 Filipe Cardoso (Por) La-Rota Dos Moveis
7 Alberto Contador (Spa) Astana
8 Stefan Denifl (Aut) Cervelo TestTeam
9 Denis Menchov (Rus) Rabobank
10 Tiago Machado (Por) Team RadioShack

Geral
1 Theo Bos (Ned) Cervelo TestTeam 8:38:03
2 Graeme Brown (Aus) Rabobank
3 Pablo Urtasun (Spa) Euskaltel-Euskadi
4 Filipe Cardoso (Por) La-Rota Dos Moveis
5 Tiago Machado (Por) Team RadioShack
6 Edgar Pinto (Por) La-Rota Dos Moveis
7 Alberto Contador (Spa) Astana
8 Arnold Jeannesson (Fra) Caisse d’Epargne
9 David Garcia (Spa) Xacobeo Galicia
10 Manuel Anton (Spa) Burgos 2016-Castilla
 

Leave a Reply