Sexta-feira, 11 de Dezembro, 2015

Stefano Garzelli vence o Tirreno ao segundo



Stefano Garzelli , o ciclista italiano da Acqua & Sapone) conquistou o Tirreno-Adriático, roubando a liderança ao compatriota Michele Scarponi (Androni-Diquigiovanni). Garzelli estava a dois segundos de Scarponi, mas graças às bonificações terminou com o mesmo tempo do compatriota, vencendo-lhe com o desempate de pontos. A etapa de 164 quilómetros foi ganha por Edvald Boassom Hagen (Team Sky) que conseguiu conquistar a etapa ao sprint, impondo-se a Alessandro Petacchi (Lampre) e Sacha Modolo (Colnago – CSF Inox).



O final da etapa foi feito, sem dúvida, para sprinters, num circuito plano de 10 quilómetros para ser circundado sete vezes. Mesmo assim ainda houve espaço para uma fuga: Biel Kadri (Ag2R LA Mondiale) conseguiu manter-se fugido durante 100 quilómetros, sendo apanhado logo na primeira volta ao circuito.

As equipas de sprinters tomaram imediatamente controlo do pelotão para se prepararem para a chegada compacta à meta. A etapa foi marcada pelo confronto entre Michele Scarponi (Androni Giocattoli) e Stefano Garzelli (Acqua & Sapone) que começou a aquecer nas últimas voltas ao circuito devido a dois sprints intremédios que poderiam garantir a vitória a um dos italianos, separados por dois segundos.

Haviam dois sprints intermédios, um a quarenta e outro a vinte quilómetros da meta, mais a meta final. Isto era o suficiente para bonificar e ganhar o Tirreno-Adriático. Os sprints intermédios dão uma bonificação de 3, 2 ou 1 segundo consoante a posição de passagem. Já na meta, a bonificação seria de 10, 6 e quatro segundos.

Foi no primeiro sprint intermédio que as coisas começaram a aquecer, onde o ciclista Francesco Ginanni, colega de equipa de Scarponi, conquistou os 3 segundos, seguido de José Joaquin Rojas Gil (Caisse d’Epargne) e Garzelli a passar em terceiro bonificando um segundo. A vantagem reduziu-se assim para apenas um segundo.

No segundo intermédio, a 20 quilómetros, as duas equipas rivais, a Acqua & Sapone e a Androni Giocattoli, fizeram um frente a frente no sprint. Os dois colegas de Scarponi ainda conseguiram os dois primeiros lugares, mas Garzelli acabou por passar no terceiro lugar, bonificando mais um segundo. Assim, Garzelli  já tinha o mesmo tempo do seu compatriota e, devido às regras de desempate que diziam que quem tem mais pontos fica à frente, acabou por ascender ao primeiro lugar, roubando-o a Scarponi.

Garzelli estava o líder virtual da corrida, mas ainda faltava uma meta pela frente onde bastava a Scarponi bonificar 4 segundos que vencia. No entanto a hipótese de isso acontecer era bastante pouca, pois a capacidade de sprint de Garzelli é bastante superior à de Scarponi.

Já a poucos quilómetros da meta, a SaxoBank e a Sky começaram a perparar-se para o Sprint. A HTC-Columbia não entrou no sprint dado que Mark Cavendish sofreu uma feia queda nos últimos 2 quilómetros, perdendo a roda da frente. Tal como esperado, com tanta competição, Scarponi não teve possibilidades de bonificar. Assim, Edvald Boasson Hagen deu a primeira vitória á Sky nesta prova.

Classificações

Etapa
1 Edvald Boasson Hagen c(Nor) Sky Professional Cycling Team 3:52:36
2 Alessandro Petacchi (Ita) Lampre-Farnese Vini
3 Sacha Modolo (Ita) Colnago – CSF Inox
4 Bernhard Eisel (Aut) Team HTC – Columbia
5 Mattia Gavazzi (Ita) Colnago – CSF Inox
6 Tyler Farrar (USA) Garmin – Transitions
7 Robbie Mcewen (Aus) Team Katusha
8 Baden Cooke (Aus) Team Saxo Bank
9 Yauheni Hutarovich (Blr) Francaise Des Jeux
10 Robert Hunter (RSA) Garmin – Transitions

Geral
1 Stefano Garzelli (Ita) Acqua & Sapone 30:51:36
2 Michele Scarponi (Ita) Androni Giocattoli
3 Cadel Evans (Aus) BMC Racing Team 0:00:12
4 Maxim Iglinsky (Kaz) Astana 0:00:22
5 Robert Gesink (Ned) Rabobank 0:00:27
6 Michael Rogers (Aus) Team HTC – Columbia 0:00:29
7 Domenico Pozzovivo (Ita) Colnago – CSF Inox 0:00:33
8 Vincenzo Nibali (Ita) Liquigas-Doimo 0:00:42
9 Manuele Mori (Ita) Lampre-Farnese Vini 0:01:04
10 Francesco Gavazzi (Ita) Lampre-Farnese Vini 0:01:07

Multimédia 

{source}<object width=”640″ height=”385″><param name=”movie” value=”http://www.youtube.com/v/1YKeTYHUaSc&hl=pt_PT&fs=1&rel=0&color1=0x3a3a3a&color2=0x999999″></param><param name=”allowFullScreen” value=”true”></param><param name=”allowscriptaccess” value=”always”></param><embed src=”http://www.youtube.com/v/1YKeTYHUaSc&hl=pt_PT&fs=1&rel=0&color1=0x3a3a3a&color2=0x999999″ type=”application/x-shockwave-flash” allowscriptaccess=”always” allowfullscreen=”true” width=”640″ height=”385″></embed></object>{/source}

Leave a Reply