Sexta-feira, 15 de Janeiro, 2016

Sérgio Ribeiro vence a ultima etapa, Contador conquista Geral



Vitória portuguesa na última etapa da Volta a Castela e Leão: Sérgio Ribeiro, ciclista da Barbot, conseguiu impor-se ao sprint num final de etapa com o pelotão compacto. Alberto Contador consegue garantir a sua terceira vitória na geral na temporada de 2010. Contador conseguiu também ser o primeiro ciclista a conseguir vencer esta prova três vezes.  A etapa de hoje foi uma etapa relativamente plana com um total de 171.6 quilómetros entre Samos e Santiago de Compostela.



Mais uma etapa com bastante presença portuguesa no Top e na corrida. Sérgio Ribeiro foi o vencedor, Tiago Machado, da RadioShack, terminou no sexto lugar e Filipe Cardoso ainda conseguiu fechar o Top-10.

A etapa contou logo com uma fuga de oito homens que quase aguentaram até ao final, sendo apenas apanhados no último quilómetro. Dentro dessa fuga destacou-se o português José Mendes, da LA- Rota dos móveis. Durante os últimos quilómetros foram feitos vários ataques dentro do grupo, provavelmente cedo demais, o que comprometeu a chegada isolada do octeto.

Sérgio Ribeiro atacou na altura certa: Uma meta com alguma inclinação foi o suficiente para colocar os sprinters em dificuldade. Ribeiro aproveitou e atacou de longe sem resposta dos restantes ciclistas.

Tempo para o balanço final: Alberto Contador conseguiu vencer com menos 41 segundos que Igor Antón, uma vantagem bastante considerável. Falando das equipas portuguesas, David Barnabéu, espanhol da Barbot, foi o melhor posicionado terminando na quinta posição. Tiago Machado terminou em sétimo e Bruno Pires, da Barbot, terminou em 13º. A RadioShack venceu a classificação colectiva.

Classificações

Etapa
1 Sergio Ribeiro (Por) Barbot-Siper 3:50:06
2 Alberto Benitez (Spa) Footon-Servetto
3 Angel Vicioso (Spa) Andalucia-Cajasur
4 Javier Moreno (Spa) Andalucia-Cajasur
5 Pablo Urtasun (Spa) Euskaltel-Euskadi
6 Tiago Machado (Por) Team RadioShack
7 Pablo Lastras (Spa) Caisse d’Epargne
8 David Garcia (Spa) Xacobeo Galicia
9 Stefan Denifl (Aut) Cervelo TestTeam
10 Filipe Cardoso (Por) La-Rota Dos Moveis

Geral
1 Alberto Contador (Spa) Astana 16:56:01
2 Igor Anton (Spa) Euskaltel-Euskadi 0:00:41
3 Ezequiel Mosquera (Spa) Xacobeo Galicia 0:01:20
4 Janez Brajkovic (Slo) Team RadioShack 0:01:30
5 David Bernabeu (Spa) Barbot-Siper 0:02:30
6 Javier Moreno (Spa) Andalucia-Cajasur 0:02:51
7 Tiago Machado (Por) Team RadioShack
8 Stefan Denifl (Aut) Cervelo TestTeam 0:02:58
9 Denis Menchov (Rus) Rabobank 0:03:06
10 Jose Rubiera (Spa) Team RadioShack 0:03:17

Leave a Reply