Quinta-feira, 11 de Fevereiro, 2016

Rodriguez conquista vitória a solo no Pais Basco



Joaquin Rodriguez, ciclista espanhol da Katusha, venceu a quinta etapa da Volta ao País Basco, onde chegou isolado e roubou 15 segundos para o camisola amarela Alejandro Valverde (Caisse d’Epargne). Rodriguez soube atacar na altura certa dando-lhe a vitória. O espanhol estava a apenas 48 segundos de Valverde, por isso representava um grande perigo para os actuais líderes da geral que se aprontaram a perseguir o espanhol. Graças a esse esforço, o “dano” foi só de 15 segundos. Robert Gesink caiu da terceira posição após uma queda onde a equipa relata que pode ter causado a quebra de um osso na mão.



A quinta etapa ligou Eibar a Orio num total de 170 quilómetros. Os ataques começaram logo nos primeiros quilómetros com um grupo bastante numeroso em destaque. Dai adiante, até aos últimos quilómetros, mantiveram-se sempre na frente da corrida, sem ameaças para Valverde. Foi no inicio da passagem pelas duas ultimas subidas da corrida que tudo mudou. As subidas tinham um grau de inclinação tão grande que alguns foram obrigados a levar a bicicleta à mão.

A jogada de Joaquin Rodriguez deu-se quando faltavam 20 quilómetros para a meta. O espanhol encontrava-se num resto de pelotão que perseguia o que restava da fuga do dia. Rodriguez atacou, facilmente ultrapassando aos restos da fuga – Kolobnev, Navarro and Efimkin, e Txurruka – e ganhando-lhes uma pequena vantagem. Visto que o espanhol estava apenas a 48 segundos de Valverde, foi altura deste começar a trabalhar na perseguição activamente, com Horner a ajudar.

Já estava o quarteto eliminado, quando Rodriguez começou a pedalar ferozmente afastando-se o mais possível de Valverde e de Horner que perseguiam com todas as suas forças na tentativa de manter a liderança. Faltavam 3 quilómetros e a Euskaltel começou a perseguir, mas Rodriguez já tinha uma vantagem de 30 segundos. Valverde, Horner e Sanchez saltaram do pelotão na tentativa de apanhar o espanhol, mas foi tarde de mais, e Rodriguez cruzou a meta isolado. Felizmente para os três homens, a vantagem de Rodriguez ficou apenas nos 14 segundos.

Amanhã é a última etapa, um decisivo contra relógio individual de 22 quilómetros. O grande vencedor está ainda por decidir com Chris Horner a apenas um segundo do actual líder, Alejandro Valverde. Será que o espanhol vai conseguir manter a liderança?

Classificações

Etapa
1 Joaquin Rodriguez (Spa) Team Katusha 4:07:52
2 Samuel Sánchez (Spa) Euskaltel – Euskadi 0:00:14
3 Alejandro Valverde (Spa) Caisse d’Epargne
4 Christopher Horner (USA) Team Radioshack
5 Sandy Casar (Fra) Française Des Jeux 0:00:20
6 Francesco Gavazzi (Ita) Lampre-Farnese Vini
7 Ryder Hesjedal (Can) Garmin – Transitions
8 Dries Devenyns (Bel) Quick Step
9 Jurgen Van Den Broeck (Bel) Omega Pharma-Lotto
10 Jean-Christophe Peraud (Fra) Omega Pharma-Lotto

Geral 
1 Alejandro Valverde (Spa) Caisse d’Epargne 22:54:56
2 Christopher Horner (USA) Team Radioshack 0:00:01
3 Joaquin Rodriguez (Spa) Team Katusha 0:00:34
4 Jean-Christophe Peraud (Fra) Omega Pharma-Lotto 0:00:38
5 Beñat Intxausti (Spa) Euskaltel – Euskadi
6 Andy Schleck (Lux) Team Saxo Bank 0:00:45
7 Marco Pinotti (Ita) Team HTC – Columbia 0:00:54
8 Robert Gesink (Ned) Rabobank
9 Sandy Casar (Fra) Française Des Jeux
10 Dries Devenyns (Bel) Quick Step 0:01:16

Leave a Reply