Domingo, 25 de Outubro, 2015

Pineau vence após fuga bem sucedida



Jérome Pineau, fancês da Quick Step, venceu hoje a quinta etapa da Volta a Itália, impondo-se aos dois colegas de fuga, Julien Fouchard (Cofidis) e Yukiya Arashiro (Bouygues Telecom), que terminaram na segunda e terceira posição respectivamente. O pelotão foi controlando sempre a fuga, mas devido a um provável erro de cálculo das equipas, não conseguiram apanhar os três fugitivos nos metros finais. Pineau conseguiu ser o mais veloz no sprint, acabado por vencer. Nesta etapa não houve qualquer mexida na classificação geral, com a liderança de Vincenzo Nibali (Liquigas).



Esta quinta etapa, dedicada ao ciclista italiano Fausto Coppi, conhecido por Il Campionissimo, ligou Novara a Novi Ligure num total de 162 quilómetros, numa etapa relativamente plana com duas subidas, sendo a última delas em Castellania, terra natal de Coppi. Sem duvida alguma que o Campionissimo ficaria bastante satisfeito por saber que a fuga do dia conseguiu terminar a etapa isolada e vencer.

A fuga do dia iniciou-se aos quarenta quilómetros de corrida, numa altura em que Pineau, Fouchard e Voss (Milram) saltaram do pelotão para se juntarem a Arashiro que seguia sozinho na frente da corrida. A vantagem ia subindo e subindo com o pelotão a “dar corda” e o quarteto a trabalhar bastante organizado, alcançando quase seis minutos de vantagem máxima. No entanto o ciclista da Milram, Voss, líder da classificação das montanhas, acabou por ceder a 25 quilómetros da meta, após a conquista das duas metas de montanha incluídas nesta curta etapa. Nestes 25 quilometros que faltavam, a vantagem estava em 2m30 com a Lampre, a Garmin e a HTC-Columbia a liderarem o pelotão numa perseguição que conseguiu reduzir a vantagem para os 40 segundos a pouco mais de cinco quilómetros da meta.

 

Mesmo assim, apesar dos esforços das equipas de sprinters, o trio acabou por não ser alcançado devido às inúmeras curvas antes dos 800 metros de recta, que abrandavam a perseguição do pelotão. O trio passa então a meta com o pelotão, liderado por Tyler Farrar, a passar logo quatro segundos depois.

Amanhã é dia de etapa de média montanha, numa dura etapa de 172 quilómetros entre Fidenza e Marina di Carrara. Vai contar com três ascensões, sendo a última delas a menos de 10 quilómetros da meta. Será que Nibali consegue manter a maglia rosa a seu poder?

 

Multimédia

{source}<object width=”640″ height=”385″><param name=”movie” value=”http://www.youtube.com/v/p2KRdNt2BZg&hl=pt_PT&fs=1&”></param><param name=”allowFullScreen” value=”true”></param><param name=”allowscriptaccess” value=”always”></param><embed src=”http://www.youtube.com/v/p2KRdNt2BZg&hl=pt_PT&fs=1&” type=”application/x-shockwave-flash” allowscriptaccess=”always” allowfullscreen=”true” width=”640″ height=”385″></embed></object>{/source} 

{gallery}corridas/giro2010/5etapa{/gallery}

Classificações

Etapa

1 Jerome Pineau (Fra) Quick Step 3:45:59
2 Julien Fouchard (Fra) Cofidis, le Credit en Ligne
3 Yukiya Arashiro (Jpn) Bbox Bouygues Telecom
4 Tyler Farrar (USA) Garmin – Transitions 0:00:04
5 Gregory Henderson (NZl) Sky Professional Cycling Team
6 Alessandro Petacchi (Ita) Lampre-Farnese Vini
7 Graeme Brown (Aus) Rabobank
8 Andre Greipel (Ger) Team HTC – Columbia
9 Lucas Sebastian Haedo (Arg) Team Saxo Bank
10 William Bonnet (Fra) Bbox Bouygues Telecom

Geral 

1 Vincenzo Nibali (Ita) Liquigas-Doimo 14:30:03
2 Ivan Basso (Ita) Liquigas-Doimo 0:00:13
3 Valerio Agnoli (Ita) Liquigas-Doimo 0:00:20
4 Matthew Goss (Aus) Team HTC – Columbia 0:00:26
5 Andre Greipel (Ger) Team HTC – Columbia
6 Alexandre Vinokourov (Kaz) Astana 0:00:33
7 Vladimir Karpets (Rus) Team Katusha 0:00:39
8 Richie Porte (Aus) Team Saxo Bank 0:00:45
9 David Millar (GBr) Garmin – Transitions
10 Paolo Tiralongo (Ita) Astana 0:00:59

Leave a Reply