Sexta-feira, 11 de Dezembro, 2015

Pierre Rolland brilha no Alpe d’Huez; Andy Schleck veste amarelo


Pierre Rolland, ciclista da Europcar, deu hoje a primeira vitória francesa da Volta a França. O francês conseguiu vencer isolado no topo do Alpe d’Huez, no termo da décima nona etapa da Volta a França. Para além da magnífica vitória do jovem ciclista, conseguiu também fazer história, ao ser o primeiro francês a vencer na mítica subida desde Bernard Hinault, na Volta a França de 1986. A vantagem de tempo foi suficiente para conquistar a camisola branca, símbolo da liderança dos jovens. O seu colega de equipa Thomas Voeckler acabou mesmo por ceder e perder a camisola amarela para Andy Schleck, que lidera agora a prova rainha do ciclismo. Samuel Sanchez ficou na segunda posição, pontuando o suficiente para conquistar definitivamente a camisola das bolinhas, seguido por Alberto Contador, na terceira posição.

A corrida começou logo em grande ritmo, com ataques logo no inicio da corrida. Eram 100 quilómetros sempre em alta montanha. Um grupo numeroso acabou por conseguir vingar e manter uma vantagem nunca superior a dois minutos. Nesse grupo vinha incluído o português Rui Costa, da Movistar.

Alberto Contador, da Saxo Bank, atacou logo ao inicio. O espanhol, que não tinha nada a perder, conseguiu rapidamente juntar-se aos homens da frente, levando a um aumento de ritmo considerável dos fugitivos. Andy e Frank Schleck conseguiram fazer a ponte e juntar-se ao grupo. Cadel Evans atacou logo a seguir com Thomas Voeckler a responder de seguida, seguindo os dois em perseguição do pelotão.

Na frente o ritmo era tal que um a um iam cedendo e até Frank Schleck acabou por ceder, restando apenas na frente quatro homens: Alberto Contador, Andy Schleck, Christophe Riblon e o português Rui Costa. Mais atrás o azar volta a bater à porta de Cadel Evans que o obriga a parar por três vezes e à terceira a troca de bicicleta. Desesperado, o australiano ainda tenta impor o seu ritmo para alcançar Voeckler e postriormente o grupo de Schleck, no entanto acaba por se juntar ao pelotão, coordenando a perseguição a partir daí. Quem ficou pior foi Vockler, que sem o apoio de Cadel Evans tentou chegar ao grupo da frente, desgastando-se em vão visto que acabou por ter de esperar pelo pelotão.

Depois da descida do Col du Galibier, o pelotão estava novamente compacto, e logo começaram as mexidas. O momento chave da corrida foi quando Alberto Contador atacou, deixando Andy Schleck e Cadel Evans para trás, sem forças para responder. Rapidamente ganhou vantagem e Pierre Rolland, que seguia na frente de corrida acabou por ser ultrapassado pelo espanhol para mais tarde se juntar a outro espanhol, Samuel Sanchez. O duo aliou-se e seguiu em perseguição ao espanhol na cabeça da corrida, acabando mesmo por o alcançar.

Pierre Rolland atacou faltavam 2,5 quilómetros para o final. Contador respondeu inicialmente, mas ao segundo ataque do francês, Contador já não conseguiu continuar, segundo isolado para a meta, com perseguição de Samuel Sanchez.

A etapa de hoje mudou tudo em quase todas as classificações: Andy Schleck passa a liderar a Volta a França, Pierre Rolland lidera a juventude e Samuel Sanchez passa à frente na classificação da montanha.

Classificações

19ª Etapa – Modane – Alpe-d’Huez (109km)
1 Pierre Rolland (Fra) Team Europcar 3:13:25
2 Samuel Sanchez Gonzalez (Spa) Euskaltel-Euskadi 0:00:14
3 Alberto Contador Velasco (Spa) Saxo Bank Sungard 0:00:23
4 Peter Velits (Svk) HTC-Highroad 0:00:57
5 Cadel Evans (Aus) BMC Racing Team
6 Thomas De Gendt (Bel) Vacansoleil-DCM Pro Cycling Team
7 Damiano Cunego (Ita) Lampre – ISD
8 Fränk Schleck (Lux) Leopard Trek
9 Andy Schleck (Lux) Leopard Trek
10 Ryder Hesjedal (Can) Team Garmin-Cervelo 0:01:15
11 Thomas Danielson (USA) Team Garmin-Cervelo
12 Jean-Christophe Peraud (Fra) AG2R La Mondiale 0:01:27
13 Hubert Dupont (Fra) AG2R La Mondiale 0:02:06
14 Rein Taaramae (Est) Cofidis, Le Credit En Ligne
15 Ivan Basso (Ita) Liquigas-Cannondale

48 Rui Alberto Faria Da Costa (Por) Movistar Team 0:12:25
84 Sergio Miguel Moreira Paulinho (Por) Team RadioShack 0:20:57

Geral Individual
1 Andy Schleck (Lux) Leopard Trek 82:48:43
2 Fränk Schleck (Lux) Leopard Trek 0:00:53
3 Cadel Evans (Aus) BMC Racing Team 0:00:57
4 Thomas Voeckler (Fra) Team Europcar 0:02:10
5 Damiano Cunego (Ita) Lampre – ISD 0:03:31
6 Alberto Contador Velasco (Spa) Saxo Bank Sungard 0:03:55
7 Samuel Sanchez Gonzalez (Spa) Euskaltel-Euskadi 0:04:22
8 Ivan Basso (Ita) Liquigas-Cannondale 0:04:40
9 Thomas Danielson (USA) Team Garmin-Cervelo 0:07:11
10 Pierre Rolland (Fra) Team Europcar 0:08:57

81 Sergio Miguel Moreira Paulinho (Por) Team RadioShack 2:19:51
92 Rui Alberto Faria Da Costa (Por) Movistar Team 2:27:59

1 Comentário

    Leave a Reply