Philippe Gilbert ataca forte e conquista a vermelha
Hoje foi dia de mudanças. O belga Philippe Gilbert, da Omega Pharma-Lotto, conseguiu ser o mais forte no quilómetro final da terceira etapa, batendo toda a concorrência. O belga conseguiu igualmente conquistar a camisola vermelha, símbolo da liderança, retirando-a a Cavendish. Foi nos últimos 1,8 quilómetros, com uma pequena inclinação, que o último resistente da fuga do dia, Serafín Martínez, da Xacobeo, foi alcançado. Joaquín Rodriguez não conseguiu responder à altura ao potente ataque de Gilbert nos últimos 500 metros, com o ciclista Belga a levantar os braços no pódio.
Esta segunda etapa ligou Marbella a Málaga num total de 157,3 quilómetros, onde a maior dificuldade, para além do intenso calor que se fazia sentir, foi a meta de primeira categoria instalada a 37 quilómetros da meta.Foi nessa mesma subida que grande parte do pelotão, onde se incluíam quase todos os sprinters, ficou para trás não aguentando o ritmo imposto, que ia sendo liderado pela Caisse d’Epargne, Katusha e ainda Liquigas.
A fuga do dia, que foi iniciada logo nos primeiros quilómetros, era constituída por Egoi Martínez (Euskaltel-Euskadi), Biel Kadri (AG2R), Jelle Vanendert (Omega Pharma-Lotto), Serafín Martínez (Xacobeo Galicia) e Mikael Cherel (FDJ). Foi na subida que as movimentações começaram a suceder-se: Serafín Martínez saltou do grupo da frente seguindo isolado na frente e acabou por conquistar o prémio de montanha.. Os perseguidores acabaram por ser ultrapassados por David Moncoutié (Cofidis) a quando da subida. Depois da subida, o galego continuava isolado na frente, tentando conquistar, para além da camisola às bolinhas azuis já garantida, a vitória de etapa e ainda a camisola vermelha.
No entanto, já dentro do último quilómetro, Martínez acabou por ser ultrapassado pelo pelotão. Pelotão isolado e faltavam menos de 1000 metros para o final. Gilbert ataca forte e não é mais alcançado. Joaquín Rodriguez, apontado como um dos favoritos à vitória de hoje, acabou por terminar na segunda posição, poucos segundos atrás do belga.
Amanhã corre-se a quarta etapa, uma etapa com 183,8 quilómetros, com partida de Málaga até Valdepenãs de Jaén. Uma etapa de média montanha, com mais uma meta a subir. A 7.8 quilómetros do final o pelotão vai ter de ultrapassar uma contagem de terceira categoria.
Classificações
3º Etapa – Marbella – Málaga, 157,3 km
1 Philippe Gilbert (Bel) Omega Pharma-Lotto 4:06:12
2 Joaquin Rodriguez (Spa) Team Katusha 0:00:03
3 Igor Anton (Spa) Euskaltel-Euskadi 0:00:13
4 Vincenzo Nibali (Ita) Liquigas-Doimo 0:00:15
5 Grega Bole (Slo) Lampre-Farnese Vini
6 Nicolas Roche (Irl) Ag2R-La Mondiale
7 Denis Menchov (Rus) Rabobank 0:00:18
8 Ezequiel Mosquera (Spa) Xacobeo Galicia 0:00:19
9 David Arroyo (Spa) Caisse d’Epargne
10 Arthur Vichot (Fra) FDJ
Geral Individual
1 Philippe Gilbert (Bel) Omega Pharma-Lotto 8:55:56
2 Joaquin Rodriguez (Spa) Team Katusha 0:00:14
3 Kanstantin Sivtsov (Blr) Team HTC-Columbia 0:00:22
4 Tejay Van Garderen (USA) Team HTC-Columbia 0:00:26
5 Vincenzo Nibali (Ita) Liquigas-Doimo 0:00:28
6 Peter Velits (Svk) Team HTC-Columbia
7 Igor Anton (Spa) Euskaltel-Euskadi 0:00:35
8 Xavier Tondo (Spa) Cervélo Test Team
9 Frank Schleck (Lux) Team Saxo Bank 0:00:36
10 Xavier Florencio (Spa) Cervélo Test Team 0:00:41