Quinta-feira, 11 de Fevereiro, 2016

Paris-Nice: Sagan consegue vitória e Voigt a Amarela


O ciclista eslovaco da Liquigás, Peter Sagan, conquistou hoje, num sprint restrito de seis homens (entre eles Contador e Voigt), a terceira etapa do Paris-Nice, etapa com 206 quilómetros planeados, no entanto houve um encurtamento de 53 quilómetros devido à neve. Neste grupo, Peter provou ser o mais forte impondo-se a Joaquim Rodriguez (Katusha) e Nicolas Roche (AG2R), que conseguiram o segundo e terceiro lugar, respectivamente. Lars Boom “cedeu” e acabou por perder 27 segundos para o eslovaco. Tiago Machado teve um bom resultado, terminando a 6 segundos do vencedor, na 55ª posição.




3º Etapa – A partida passou a ser em St. Yreix (quilómetro 53)

A primeira parte da corrida foi sem nenhuma acção, fora o aviso de mudança de percurso devido à neve e a fuga de três homens – Jurgen Roelandts (Omega Pharma-Lotto), Yann Huguet (Skil-Shimano) e Nokolas Maes (Quick Step) -, fuga que ainda resistiu até aos últimos 10 quilómetros mas apenas com Roelandts e Huguet, sendo alcançados antes da subida mais complicada deste percurso alterado.

A jogada decisiva foi quando o pelotão iniciou a Ascenção final do dia, uma subida bastante íngreme de segunda categoria, a subida de Côte de la Martinie, apenas a 3 quilómetros da meta. Numa situação pouco esperada, André Greipel guiou o seu colega Tony Martin (Columbia) pelo inicio da ascensão. Nicolas Roche (AG2R) atacou no inicio da ascensão e Martin foi com ele. Com esta situação um grupo de seis homens acabou por se formar, inicialmente com Roche Martin e Sagan, com Rodriguez, Contador e Voigt a juntarem-se a eles. Assim, Contador liderou este grupo até ao quilómetro final, deixando essa função para Rodriguez. Segue-se o Sprint, onde Sagan consegue ser o mais forte impondo-se aos seus adversários directos. O pelotão chegou apenas com seis segundos de diferença do trio inicial, e quatro do segundo trio.

A perseguição foi feita por Luis Léon Sanchez a liderar o pelotão, no entanto com bastantes dificuldades. Mesmo assim, o trabalho de Sanchez deu para reduzir os segundos perdidos para o grupo. Quem não aguentou com tanta mudança de ritmo foi Lars Boom, perdendo 27 segundos para o vencedor e a Amarela, que passou para o peito de Voigt.

Amanhã disputa-se uma das mais dificeis etapas desta prova histórica. O traçado conta com 173.5 quilómetros e bastantes obstáculos pela frente: Duas montanhas de segunda categoria, uma a oito quilómetros da meta, logo seguida de uma montanha de primeira categoria logo a 3 quilómetros, com inclinação média de 10.7%, até à meta.

Classificações

Etapa
1 Peter Sagan (Svk) Liquigas – Doimo 3:44:28
2 Joaquim Rodriguez (Spa) Team Katusha
3 Nicolas Roche (Irl) AG2R La Mondiale
4 Jens Voigt (Ger) Team Saxo Bank 0:00:02
5 Tony Martin (Ger) Team HTC – Columbia
6 Alberto Contador (Spa) Astana
7 Mirco Lorenzetto (Ita) Lampre – Farnese Vini 0:00:06
8 Samuel Dumoulin (Fra) Cofidis, Le Credit en Ligne
9 Xavier Florencio (Spa) Cervélo Test Team
10 Marco Marcato (Ita) Vacansoleil Pro Cycling Team

Geral
1 Jens Voigt (Ger) Team Saxo Bank 12:40:26
2 Peter Sagan (Svk) Liquigas – Doimo 0:00:06
3 Luis-Leon Sanchez (Spa) Caisse d’Epargne 0:00:09
4 David Millar (GBr) Garmin – Transitions 0:00:12
5 Roman Kreuziger (Cze) Liquigas – Doimo 0:00:14
6 Lars Boom (Ned) Rabobank 0:00:20
7 Alberto Contador (Spa) Astana
8 Levi Leipheimer (USA) Team RadioShack 0:00:24
9 Joaquim Rodriguez (Spa) Team Katusha 0:00:28
10 Xavier Tondo (Spa) Cervélo Test Team

Multimédia

{source}<object width=”640″ height=”400″><param name=”movie” value=”http://www.youtube.com/v/jkVjfaTdcS8&hl=en_US&fs=1&rel=0&color1=0x3a3a3a&color2=0x999999″></param><param name=”allowFullScreen” value=”true”></param><param name=”allowscriptaccess” value=”always”></param><embed src=”http://www.youtube.com/v/jkVjfaTdcS8&hl=en_US&fs=1&rel=0&color1=0x3a3a3a&color2=0x999999″ type=”application/x-shockwave-flash” allowscriptaccess=”always” allowfullscreen=”true” width=”640″ height=”400″></embed></object>{/source}

{gallery}corridas/parisnice2010/3etapa/fotos{/gallery}

Leave a Reply