Quinta-feira, 12 de Março, 2015

Paris-Nice: Bonnet vence em Limoges


William Bonnet, ciclista francês da Bbox Bouygues Telecom, venceu ao sprint massivo, marcado com uma queda feia, a segunda etapa do Paris-Nice, etapa com 201 quilómetros entre Contres e Limoges. Um acidente no quilómetro final criou a desorganização total entre os ciclistas, colocando os sprinters em dificuldades. Assim, Bonnet aproveitou a confusão e conseguiu ultrapassar no sprint Peter Sagan (Liquigás) e Luis Léon Sánchez (Caisse D’Epargne), que conseguiram a segunda e terceira posição. O Português Tiago Machado ficou na 86ª posição com o mesmo tempo do francês, subindo dois lugares na geral. A amarela continua ao peito de Lars Boom (Rabobank).



 

A etapa de hoje tinha tudo para ser tranquila, pelo menos mais do que a de ontem. Os preferidos tiveram o cuidado de se posicionarem correctamente nas melhores posições para evitar atrasos em caso de cortes e de quedas. A primeira fuga da corrida começou logo nos primeiros quatro quilómetros, uma fuga de quatro homens – Koen de Koert (Skil Shimano), Jeans Mouris (Vacansoleil), Mauro FInetto (Liquigás) e Laurent Mangel (Saur-Sojasun) – que seguiu isolada até aos últimos 30 quilómetros. A fuga foi mais uma tentativa de chamar a atenção para as equipas receberem um Wildcard para participarem no Tour de França. Assim os ciclistas seguiram numa luta quase pessoal por um possivel “convite” que lhes dá entrada garantida no Tour.

A corrida seguiu normal, mas no final da subida da última ascenção de terceira categoria, o colega do vencedor, Cyril Gautier (Bbox Bouygues Telecom) fugiu, conquistando assim pontos de montanha. Infelizmente para o ciclista, a vantagem nunca passou dos 20 segundos, acabando por ser apanhado a seis quilómetros da meta.

A partir daí, a Columbia e a Vacansoleil tomaram o controlo do pelotão para os seus sprinters – Andre Greipal da Columbia e Borut Bozic e Romain Feillu da Vacansoleil. A um quilómetro da meta, a Quick Step e a Liquigás tomaram o controlo do pelotão.

Foi ai, que a 500 metros da meta, um toque de rodas entre Grega Bole (Lampre) e um ciclista da Saxo Bank provocaram uma queda bastante feia. O ciclista da Lampre no chão ainda provocou um voo de alguns metros a outro ciclista. Um ciclista da Columbia também é apanhado pela queda e vai provocar a queda de mais outros dois corredores. Se tiver disponibilidade aconselho a ver o filme mais abaixo que foi uma queda realmente impressionante.

Como a queda foi logo na frente do pelotão houveram alguns sprinters que ficaram em dificuldades devido à desorganização do pelotão. Assim, William Bonnet aproveitou a situação e disputou o sprint impondo-se a Peter Sagan e Luis Sanchez.

Amanhã corre-se mais uma etapa, de Saint-Junien até Aurillac, traçado com 208 quilómetros e com bastante montanha como poderá constatar abaixo. Será que amanhã ganha alguma fuga de últimos classificados? Ou será que vai ser mais uma chegada ao sprint? Veremos…

Multimédia

{source}
[[object width="640" height="385"]][[param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/0CRF_D0GKBg&hl=pt_PT&fs=1&rel=0&color1=0x3a3a3a&color2=0x999999"]][[/param]][[param name="allowFullScreen" value="true"]][[/param]][[param name="allowscriptaccess" value="always"]][[/param]][[/object]]
{/source}

{gallery}corridas/parisnice2010/2etapa/fotos{/gallery}

Classificações

Etapa

1 William Bonnet (Fra) Bbox Bouygues Telecom 4:22:40
2 Peter Sagan (Svk) Liquigas – Doimo
3 Luis-Leon Sanchez (Spa) Caisse d’Epargne
4 Mirco Lorenzetto (Ita) Lampre – Farnese Vini
5 Juan Jose Haedo (Arg) Team Saxo Bank
6 Samuel Dumoulin (Fra) Cofidis, Le Credit en Ligne
7 Tom Veelers (Ned) Skil – Shimano
8 Eduard Vorganov (Rus) Team Katusha
9 Borut Bozic (Slo) Vacansoleil Pro Cycling Team
10 Francesco Chicchi (Ita) Liquigas – Doimo
(…)
86 Tiago Machado (Por) Team RadioShack

Geral

1 Lars Boom (Ned) Rabobank 8:55:51
2 Jens Voigt (Ger) Team Saxo Bank 0:00:05
3 Luis-Leon Sanchez (Spa) Caisse d’Epargne 0:00:10
4 David Millar (GBr) Garmin – Transitions 0:00:13
5 Roman Kreuziger (Cze) Liquigas – Doimo 0:00:15
6 Gregory Henderson (NZl) Sky Professional Cycling Team 0:00:20
7 Peter Sagan (Svk) Liquigas – Doimo 0:00:23
8 Levi Leipheimer (USA) Team RadioShack 0:00:25
9 Alberto Contador (Spa) Astana
10 Xavier Tondo (Spa) Cervélo Test Team 0:00:29
(…)
114 Tiago Machado (Por) Team RadioShack 0:05:21

Leave a Reply