Sexta-feira, 4 de Dezembro, 2015

Nelsón Oliveira Vice-Campeão Europeu


Nelson Oliveira, ciclista da Xacobeo-Galicia, sagrou-se hoje Vice-Campeão Europeu de Sub23 na prova de fundo do Campeonato Europeu realizado em Ancara, na Turquia. Envergando as cores da bandeira Portuguesa, o ciclista nacional conquistou a medalha de prata da prova de fundo, apenas um dia depois de ter conquistado o bronze na prova de contra-relógio, realizada na mesma cidade.

O ciclista Português fez uso de uma boa estratégia, tendo atacado na última das treze voltas realizadas ao circuito montado em Ancara. Com Oliveira, apenas seguiu Pawel Gawronski, ciclista Polaco. Na chegada ao sprint, Gawronski revelou-se mais forte do que Nelson Oliveira tendo conquistado a medalha de ouro.O ciclista Luso ficou assim a um pequeno passo de repetir a façanha de Cândido Barbosa, aquando da conquista do Campeonato Europeu de Sub23 em 1996.

Em declarações à imprensa após a chegada à meta, Nelson Oliveira disse estar muito contente com esta conquista, depois de ter ganho a medalha de prata nos mundiais e a de bronze no CR. Oliveira referiu ainda que esta medalha teve um «gostinho» especial por ter sido conquistada numa prova de fundo onde corriam 140 ciclistas. O ciclista Português disse ter procurado o Ouro com a fuga, mas confessou que Pawel Gawronski foi mais forte no sprint final.

O Seleccionador Nacional, José Poeira, disse ter sido este o melhor Campeonato da Europa, saindo a equipa Portuguesa com um saldo de três medalhas [duas de Oliveira e uma de Rafael Reis em Juniores], podendo assim lutar de igual para igual com os melhores ciclistas do mundo neste escalão.

Marco Coelho, Domingos Gonçalves, Guilherme Lourenço e António Carvalho foram os restantes ciclistas Portugueses que concluíram esta prova de fundo.

Nelson Oliveira está actualmente a correr na Xacobeo-Galicia, equipa Espanhola e afirma-se como um ciclista completo, mas como ponto forte o contra-relógio. 

Leave a Reply