Domingo, 25 de Outubro, 2015

Manuel Cardoso conquista a terceira etapa do Tour Down Under


O Português Manuel Cardoso, campeão nacional de fundo, venceu hoje a terceira etapa do Tour Down Under numa etapa mais uma vez disputada ao sprint. Cardoso cumpriu o traçado de 133 quilómetros em apenas três horas, catorze minutos e trinta e oito segundos, e foi seguido de Alexandre Valverde, com a segunda posição a apenas 1”, e Cadel Evans com o mesmo tempo.

Atacando num pelotão controlado pela Caisse d’Epagne, Cardoso ultrapassou Evans e Valverde nos últimos metros de uma etapa montanhosa com 133 quilómetros. Assim Cardoso conseguiu pontuar a sua primeira vitória como ciclista do ProTour, numa etapa onde a temperatura – a volta de 40º – foi sem dúvida decisiva.

“Estou extremamente contente por ter vencido esta etapa difícil para Stirling”, disse Cardoso na Meta. “Quando os ataques terminaram, a Caisse teve muito trabalho para a preparação do sprint, no entanto fui capaz de fazer uma grande jogada no final”.

O ataque que Cardoso se refere veio no terço final da etapa, quando uma jogada perigosa de Simon Clarke, da UniSA-Australia, e Karsten Kroon, da BMC, resultou em fuga de 70 quilómetros, até o duo ser alcançado por Maciej Paterski (Liquigas-Doimo) Jens Voigt (Saxo Bank) e Jack Bobridge (Garmin-Transitions).

Esta etapa não alterou grande coisa na classificação geral. A camisola laranja da Classificação Geral continua no torso do Alemão André Greipel, que tem uma vantagem de 14 segundos para o segundo classificado. Já Cardoso encontra-se na 81ª posição, a oito minutos e quarenta segundos de Greipel.

Com esta vitória, Cardoso é o terceiro português a conseguir pontuar no ProTour, juntando-se agora a José Azevedo e Sérgio Paulinho.

Multimédia

{gallery}corridas/tdu2010/3etapa{/gallery}

Classificação Etapa

1 Manuel Cardoso (Por) Footon Servetto 3:14:38
2 Alejandro Valverde (Esp) Caisse d’Epargne 0:00:01
3 Cadel Evans (Aus) BMC Racing Team
4 Peter Sagan (Svk) Liquigas-Doimo
5 Mauro Finetto (Ita) Liquigas-Doimo
6 Michael RoALEs (Aus) HTC-Columbia
7 Luke Roberts (Aus) Team Milram
8 Markus Fothen (ALE) Team Milram
9 Anthony Roux (Fra) Française Des Jeux
10 Eduard Vorganov (Rus) Katyusha

Classificação Geral

1 Andre Greipel (ALE) HTC-Columbia 9:53:38
2 Greg Henderson (NZl) Team Sky 0:00:14
3 Gert Steegmans (Bel) Team RadioShack
4 Alejandro Valverde (Esp) Caisse d’Epargne
5 Robbie McEwen (Aus) Katyusha 0:00:16
6 Jurgen Roelandts (Bel) Omega Pharma-Lotto
7 Cadel Evans (Aus) BMC Racing Team
8 Andriy Grivko (Ukr) Astana 0:00:19
9 Graeme Brown (Aus) Rabobank 0:00:20
10 Robbie Hunter (RSA) Garmin-Transitions

81 Manuel Cardoso (Por) Footon Servetto 0:08:40

Leave a Reply