Sexta-feira, 11 de Dezembro, 2015

Joaquim Rodrigues estreia-se no Tour


Joaquim Rodríguez, ciclista espanhol da Katusha, venceu hoje a 12º Etapa da Volta a Fraça. Num potente ataque com apenas resposta de Contador, Rodriguez conseguiu ultrapassar todos os fugitivos e cortar a meta em primeiro, à frente de Contador. Alexandre Vinokourov (Astana) foi o ultimo resistente da fuga e conseguiu cortar a meta na terceira posição. Andy Schleck não esteve à altura de responder ao ataque dos dois espanhois, acabando por minimizar as perdas para 10 segundos, mantendo assim a camisola amarela.

A corrida iniciou-se com várias tentativas de fuga, inclusive uma onde o português Rui Costa tentou participar. Mas devido à presença de homens perigosos à geral, foi rapidamente absorvida. Um grupo numeroso fez-se à estrada que integrava homens como Vinokourov, Thor Huhovd (Cervelo), Ryder Hesjedal e ainda famoso ciclista (cá em Portugal) Grega Bole. A fuga foi sempre controlada pelo pelotão, nunca passando mais de 3m30. Na fuga, a luta era acesa pelos pontos.

A corrida decidiu-se na curta, mas dura subida de “Laurent Jalabert”. Seguia na frente Vinokourov, que já se tinha descartado de Kiryienka, quando as movimentações no reduzido pelotão se começam a fazer. Foi quando Joaquim Rodriguez atacou que se fez a jogada principal. Contador prontamente respondeu, sem qualquer dificuldade, mas a demora de Andy Schleck acabou por fazer o jovem ceder e perder alguns metros para o duo. A um ritmo impressionante, os dois ciclistas iam ultrapassando os “restos” da fuga, até que se isolaram na frente da corrida para disputar a etapa entre eles. Lá atrás, seguia Andy Schleck que conseguiu acabar por perder apenas 10 segundos para Contador.

Esta etapa foi a primeira demonstração de forças do espanhol, que pode dizer muito do que pode vir a acontecer nos Pirenéus.

Amanhã corre-se a 13º etapa e é mais uma etapa de média montanha, onde tanto poderá triunfar uma fuga, com chegar o pelotão compacto para o Sprint. A maior dificuldade vai ser a terceira categoria localizada a 7,5 quilómetros da meta.

Multimédia

{gallery}corridas/tour10/12etapa{/gallery}

Classificações

12º Etapa

1      Joaquin Rodriguez (Spa) Team Katusha      4:58:26
2     Alberto Contador Velasco (Spa) Astana
3     Alexander Vinokourov (Kaz) Astana     0:00:04
4     Jurgen Van Den Broeck (Bel) Omega Pharma-Lotto     0:00:10
5     Andy Schleck (Lux) Team Saxo Bank
6     Samuel Sánchez Gonzalez (Spa) Euskaltel – Euskadi
7     Andreas Klöden (Ger) Team Radioshack
8     Denis Menchov (Rus) Rabobank
9     Robert Gesink (Ned) Rabobank     0:00:15
10     Roman Kreuziger (Cze) Liquigas-Doimo

Geral

1      Andy Schleck (Lux) Team Saxo Bank      58:42:01
2     Alberto Contador Velasco (Spa) Astana     0:00:31
3     Samuel Sánchez Gonzalez (Spa) Euskaltel – Euskadi     0:02:45
4     Denis Menchov (Rus) Rabobank     0:02:58
5     Jurgen Van Den Broeck (Bel) Omega Pharma-Lotto     0:03:31
6     Levi Leipheimer (USA) Team Radioshack     0:04:06
7     Robert Gesink (Ned) Rabobank     0:04:27
8     Joaquin Rodriguez (Spa) Team Katusha     0:04:58
9     Luis León Sánchez Gil (Spa) Caisse d’Epargne     0:05:02
10     Roman Kreuziger (Cze) Liquigas-Doimo     0:05:16

Leave a Reply