Quinta-feira, 17 de Dezembro, 2015

Hutarovich surpreende Cavendish; Cardoso em quinto


Yauheni Hutarovich, ciclista bielorusso da FDJ, venceu hoje a segunda etapa da Volta a Espanha, batendo ao sprint os grandes favoritos. Mark Cavendish (HTC-Columbia) terminou na segunda posição, seguido de Tyler Farrar (Garmin) na terceira posição e Alessandro Petacchi (Lampre) na quarta posição. O único português em corrida, Manuel Cardoso (Footon-Servetto), conseguiu entrar na luta pela etapa, terminando na quinta posição. Na geral, ficou tudo igual.

Foi a primeira etapa em linha da 75ª edição da Volta a Espanha. Apesar de uma etapa boa para sprinters, o pelotão teve de enfrentar algumas dificuldades como contagens de terceira categoria e, principalmente, as altas temperaturas que se faziam sentir. Ainda assim a etapa terminou com a discussão por sprint, tal como previsto.

A corrida foi animada em grand parte por quatro homens – Javier Ramirez Abeja (Andalucía-Cajasur), Mickaël Buffaz (Cofidis), Johnnie Walker (Footon-Servetto) e Mickael Delage (Omega Pharma-Lotto). Infelizmente para Buffaz, uma queda quebrou-lhe a clavícula, sendo forçado a desistir e ir para o hospital. Já a pouco menos de 50 quilómetros para o final, Marcos García, homem da Xacobeo Galicia, acabou por se juntar ao trio que seguia na frente. Lá a trás, no pelotão, a HTC-Columbia liderava as operações de modo a absorver os fugitivos, um trabalho que foi concluído perto dos 15 quilómetros da meta.

Estava o pelotão compacto e tal como previsto, uma chegada ao sprint. Foi a Liquigas que assumiu a perseguição durante a fase mais rápida da corrida, mas apesar dos esforços dos italianos, não conseguiram garantir a vitória do seu sprinter, Daniele Bennati. Mark Cavendish explodiu e tudo parecia apontar para a vitória do inglês, mas Hutarovich conseguiu adiantar-se e cruzar a meta em primeiro.

Amanhã a etapa vai ligar Marbella a Málaga, num percurso onde não vão haver tréguas. 157,3 quilómetros com a primeira meta de primeira categoria instalada a 37 quilómetros da meta, esta dificuldade poderá mexer na geral, com Cavendish em risco de perder a camisola vermelha.

Classificações

2º Etapa – Alcalá de Guadaíra – Marbella

1      Yauheni Hutarovich (Blr) FDJ      4:35:41
2     Mark Cavendish (GBR) Team HTC-Columbia
3     Tyler Farrar (USA) Garmin-Transitions
4     Alessandro Petacchi (Ita) Lampre-Farnese Vini
5     Manuel Cardoso (Por) Footon-Servetto
6     Koldo Fernandez De Larrea (Spa) Euskaltel-Euskadi
7     Benjamin Swift (GBR) Team Sky
8     Robert Förster (Ger) Team Milram
9     Denis Galimzyanov (Rus) Team Katusha
10     Andreas Stauff (Ger) Quick Step

Geral Individual

1      Mark Cavendish (GBR) Team HTC-Columbia      4:49:35
2     Kanstantin Sivtsov (Blr) Team HTC-Columbia     0:00:12
3     Peter Velits (Svk) Team HTC-Columbia
4     Tejay Van Garderen (USA) Team HTC-Columbia
5     Matthew Goss (GBR) Team HTC-Columbia
6     Hayden Roulston (NZL) Team HTC-Columbia
7     Tyler Farrar (USA) Garmin-Transitions     0:00:21
8     Daniele Bennati (Ita) Liquigas-Doimo     0:00:22
9     Vincenzo Nibali (Ita) Liquigas-Doimo
10     Frederik Willems (Bel) Liquigas-Doimo

Leave a Reply