Sexta-feira, 11 de Dezembro, 2015

Gavazzi vitorioso na terceira etapa no País Basco


Francesco Gavazzi, ciclista italiano da Lampre venceu a terceira etapa da Volta ao País Basco impondo-se a Óscar Freire (RaboBank) e Peter Velits (HTC-Columbia). Uma quebra no pelotão durante o sprint de 2 segundos deu a liderança da Geral para Óscar Freire que conseguiu passar com dois segundos de vantagem para Valverde. A etapa de hoje foi de transcrição, com pouca montanha e “apenas” 187 quilómetros



A primeira fuga deu-se na primeira subida da etapa, uma segunda categoria posicionada no quilómetro 20. O grupo de seis homens atingiu a vantagem máxima de 4m25 ao quilómetro 95. No entanto, a 30 quilómetros da meta, o sexteto já estava bastante desgastado, sinal disso foi Alan Pérez (Euskaltel – Euskadi) que acabou por ceder.

O grupo chegou à última subida, uma terceira categoria, com uma vantagem de 55 segundos e 15,8 quilómetros para a meta. Iban Mayoz (Footon-Servetto) não conseguiu aguentar o ritmo deixando Egoi Martínez (Euskaltel – Euskadi), Michael Albasini (Team HTC – Columbia), Eduard Vorganov (Team Katusha) e Rémy Di Gregorio (Française Des Jeux) na frente da corrida

As equipas dos sprinters vendo esta curta janela para uma chegada ao sprint aproveitaram e deram tudo por tudo fazendo uma enorme pressão na frente do pelotão para apanhar os fugitivos, algo que conseguiram com apenas três quilómetros da meta. Assim Gavazzi aproveitou o trabalho da sua equipa, Lampre, para conseguir a sua segunda vitória esta temporada. Freire aproveitou também sprintando e conseguindo a segunda posição. Durante o sprint formou-se uma pequena quebra de dois segundos que deu para dar a liderança da Geral para Óscar Freire.

Sérgio Paulinho (RadioShack), o unico português em prova, terminou a tirada da 91ª posição a 41 segundos do vencedor. Na geral está actualmente na 77ª posição a 8m40 de Freire.

Classificações

Etapa
1 Francesco Gavazzi (Ita) Lampre-Farnese Vini 4:49:52
2 Óscar Freire (Spa) Rabobank
3 Peter Velits (Svk) Team HTC – Columbia
4 Alexandre Botcharov (Rus) Team Katusha
5 Samuel Sánchez (Spa) Euskaltel – Euskadi
6 Davide Vigano (Ita) Sky Professional Cycling Team
7 Christian Knees (Ger) Team Milram
8 Davide Malacarne (Ita) Quick Step
9 Paul Martens (Ger) Rabobank
10 Kristijan Koren (Slo) Liquigas-Doimo
20 Alejandro Valverde (Spa) Caisse d’Epargne 00:00:02 

Geral
1 Óscar Freire (Spa) Rabobank 14:41:30
2 Alejandro Valverde (Spa) Caisse d’Epargne 0:00:02
3 Ryder Hesjedal (Can) Garmin – Transitions 0:00:03
4 Alexandr Kolobnev (Rus) Team Katusha
5 Haimar Zubeldia (Spa) Team Radioshack
6 Marco Pinotti (Ita) Team HTC – Columbia
7 Joaquin Rodriguez (Spa) Team Katusha
8 Damiano Cunego (Ita) Lampre-Farnese Vini
9 Dries Devenyns (Bel) Quick Step
10 Jurgen Van Den Broeck (Bel) Omega Pharma-Lotto

Leave a Reply