Quinta-feira, 24 de Dezembro, 2015

Farrar o mais forte ao sprint em Bitonto



Tyler Farrar, sprinter norte-americano da Garmin-Transitions, venceu ontem a décima etapa da Volta à Itália, impondo-se ao sprint após 230 quilómetros percorridos entre Avelino e Bitonto. Assim Farrar conquista a segunda vitória tanto individual como para a equipa nesta edição do Giro, assegurando uma boa vantagem na camisola vermelha dos pontos. Visto que o pelotão chegou compacto, não houve alterações significativas na classificação geral, com Vinokourov (Astana) a manter a maglia rosa.



Foi uma longa etapa com alguns altos e baixos, no entanto o pelotão estava decidido a manter o mesmo ritmo até ao final. Foi preciso três corredores saltarem do pelotão para começar a haver animação, numa fuga que aguentou quase 200 quilómetros que conseguiu vantagens máximas da ordem dos 8 minutos. Infelizmente para eles, o trabalho árduo no pelotão da Columbia e da Astana não permitiram sucesso a esta fuga, sendo alcançados a 15 quilómetros da meta.

 

Foi nos últimos quilómetros que se decidiu tudo. Um final de etapa muito técnico impediu algumas equipas de sprinters, como a Sky e a Columbia de organizarem o seu comboio, ficando impedidas de alcançar o triunfo. Tyler Farrar conseguiu seguir na roda do seu colega de equipa, Julien Dean, e ser lançado por este para o seu sprint poderoso que lhe deu a vitória.

Hoje vai ser mais uma longa e dura etapa, ao jeito de uma clássica: 256 quilómetros com muita colina, onde o desfecho tanto poderá ser uma chegada em pelotão compacto, como um pelotão totalmente quebrado.

 

[info]Devido a problemas no servidor onde nos encontramos alojados, esta noticia só pôde ser publicada hoje. Todos os tempos verbais foram alterados para encaixar correctamente.[info] 

Multimédia

{gallery}corridas/giro2010/10etapa{/gallery}

Classificações

Etapa

1 Tyler Farrar (USA) Garmin – Transitions 5:49:14
2 Fabio Sabatini (Ita) Liquigas-Doimo
3 Julian Dean (NZl) Garmin – Transitions
4 Robert McEwen (Aus) Team Katusha
5 Robert Forster (Ger) Team Milram
6 Sebastien Hinault (Fra) AG2R La Mondiale
7 Andre Greipel (Ger) Team HTC – Columbia
8 Danilo Hondo (Ger) Lampre-Farnese Vini
9 Leonardo Duque (Col) Cofidis, le Credit en Ligne
10 Mathew Hayman (Aus) Sky Professional Cycling Team 0:00:03

Geral

1 Alexandre Vinokourov (Kaz) Astana 38:59:00
2 Cadel Evans (Aus) BMC Racing Team 0:01:12
3 Vincenzo Nibali (Ita) Liquigas-Doimo 0:01:33
4 Ivan Basso (Ita) Liquigas-Doimo 0:01:51
5 Marco Pinotti (Ita) Team HTC – Columbia 0:02:17
6 Richie Porte (Aus) Team Saxo Bank 0:02:26
7 Vladimir Karpets (Rus) Team Katusha 0:02:34
8 Stefano Garzelli (Ita) Acqua & Sapone 0:02:47
9 Damiano Cunego (Ita) Lampre-Farnese Vini 0:03:08
10 Michele Scarponi (Ita) Androni Giocattoli 0:03:09

Leave a Reply