Segunda-feira, 18 de Janeiro, 2016

Fabian Cancellara campeão mundial de Contra-Relogio


Foi hoje que o Suíço Fabian Cancellara conseguiu somar o seu terceiro titulo mundial de Contra-relógio elite ao triunfar na prova de CR em Mendrisio. O campeão foi protagonista desde a primeira pedalada, fazendo a corrida na maior tranquilidade permitindo-lhe, até, nos últimos 300 metros levantar os braços para festejar a vitória. Cancellara ganhou com um tempo e uma média extraordinária: 57:55.74 numa velocidade média de 51.4 km/h, deixando a concorrência de rastos. Os Portugueses tiveram a melhor classificação com Paulinho que conseguiu um 26º lugar a 5:25 do vencedor.

Já no pódio, Cancellara foi acompanhado de Gustav Larsson e Tony Martin. Entretanto, o norte-americano Tom Zirbel, que nas primeiras mangas conseguiu o melhor tempo caiu para a quarta posição. 

Em relação à presença Portuguesa, Paulinho foi o primeiro a sair e conseguiu registar o terceiro melhor tempo na primeira manga (13 ciclistas), percorrendo os 49,8 km em 1 hora, 3 minutos e 21 segundos, mais 1 minuto e 41 que o francês Jean Peraud, o mais rápido do primeiro lote. Paulinho terminou na 26ª posição a 5m24s de Cancellara.

Tiago Machado esteve bastante mal, até foi ultrapassado pelo italiano Marco Pinotti durante a sua prova. Esta foi a primeira vez num mundial de Elite, mas ficou bastante longe das expectativas do jovem naquele que provavelmente terá sido o pior dia da temporada de 2009. Machado terminou no 54º lugar a 7m30s de Cancellara.

A partir do meio do percurso as pernas começaram a não responder como queria. Tentei impor um ritmo que conseguia aguentar e evitar perder demasiado tempo. Terei acusado algum desgaste ainda da Volta a França, espero estar melhor no domingo”, afirma Paulinho.

Tiago Machado justifica-se também e pede desculpa a todos que nele confiaram: “A partir do momento em que fui ultrapassado por um adversário, se as coisas iam mal ficaram piores. Esta estreia não correu como queria. Peço desculpa a quem em mim confiou, espero estar melhor numa outra oportunidade”.

Pode consultar as fotos desta etapa na respectiva ficha da etapa clicando aqui.

Classificação
1º Fabian Cancellara (Suiça) 57m55s
2º Gustav Larsson (Suecia), a 1m27s
3º Tony Martin (Alemanha), a 2m30s
4º Tom Zirbel (EUA), a 2m47s
5º Marco Pinotti (Italia), a 3m02s
6º Janez Brajkovic (Eslovenia), a 3m08s
7º Koos Moerenhout (Holanda), a 3m11s
8º Alexandre Vinokourov (Cazaquistão), a 3m20s
9º Ignatas Konovalovas (Lituania), a 3m33s
10º Bert Grabsch (Alemanha), a 3m37s
26º Sérgio Paulinho (Portugal), a 5m25s
32º Martin Garrido (Argentina), a 5m35s
54º Tiago Machado (Portugal), a 7m30s

Leave a Reply