Segunda-feira, 14 de Dezembro, 2015

Elmiger conquista etapa e liderança em Dunquerque



Martin Elmiger, suíço da Ag2r La Mondiale, venceu hoje a quarta etapa dos quatro dias de Dunquerque, colocando-se na liderança desta prova. O poveiro Rui Costa (Caisse d’Epagne) conseguiu terminar a tirada no segundo lugar, com apenas 3 segundos de atraso para o suíço, ascendendo assim para a segunda posição na classificação geral, com apenas quatro segundos de Elmiger. Amanhã as bonificações vão ser cruciais para o português, que está perto de conseguir repetir a sua proeza do ano passado.



A etapa com 181,3 quilómetros entre Merville e Cassel, foi a mais dura até agora e conseguiu quebrar o pelotão todo em pequenos grupos, mas como não podia deixar de ser, sempre com um grupo de fugitivos para animar a corrida.

Rui Costa esteve sempre bastante bem posicionado e geriu sempre a energia da melhor maneira, atacando apenas nos momentos certos. Foi a pouco menos de 10 quilómetros da linha da meta que Rui Costa saltou do grupo em que integrava levando consigo homens fortes. Já isolados, seguiam em perseguição ao grupo que liderava a corrida, onde Elmiger se encontrava.

Dois quilómetros para a linha da meta, e Elmiger ataca deixando o restante grupo para trás. Rui Costa na tentativa de se chegar à frente deixa também o seu grupo. Rui Costa deu o tudo por tudo para alcançar o suíço, mas o esforço não foi suficiente para o ultrapassar. Ainda assim terminou na segunda posição, a 3 segundos de Elmiger, ascendendo directamente para a segunda posição.

Amanhã é a última etapa desta prova e vai ser completamente decisiva para Rui Costa. Uma etapa de 178,5 quilómetros, vai conter algumas subidas no inicio da etapa, mas vai terminar com um circuito em Dunquerque com vários sprints bonificados, onde vai haver a luta pela liderança.

Classificações

Etapa

1 Martin Elmiger (Swi) AG2R La Mondiale 4:42:47
2 Rui Alberto Faria Da Costa (Por) Caisse d’Epargne 0:00:03
3 Cédric Pineau (Fra) Roubaix Lille Metropole 0:00:28
4 Mikhaylo Khalilov (Ukr) Team Katusha
5 Rafaâ Chtioui (Tun) Acqua & Sapone
6 Matteo Carrara (Ita) Vacansoleil Pro Cycling Team
7 Jose Joaquin Rojas Gil (Spa) Caisse d’Epargne
8 Imanol Erviti Ollo (Spa) Caisse d’Epargne
9 Gerald Ciolek (Ger) Team Milram
10 Anthony Geslin (Fra) Française Des Jeux

Geral

1 Martin Elmiger (Swi) AG2R La Mondiale 17:24:00
2 Rui Alberto Faria Da Costa (Por) Caisse d’Epargne 0:00:04
3 Cédric Pineau (Fra) Roubaix Lille Metropole 0:00:23
4 Gerald Ciolek (Ger) Team Milram 0:00:32
5 Jose Joaquin Rojas Gil (Spa) Caisse d’Epargne 0:00:34
6 Rafaâ Chtioui (Tun) Acqua & Sapone
7 Imanol Erviti Ollo (Spa) Caisse d’Epargne 0:00:35
8 Matteo Carrara (Ita) Vacansoleil Pro Cycling Team 0:00:38
9 Mikhaylo Khalilov (Ukr) Team Katusha
10 Anthony Geslin (Fra) Française Des Jeux
 

Leave a Reply