Sábado, 26 de Dezembro, 2015

Dia 100 da Volta à França


Perfil Volta à França 2013

Perfil Volta à França 2013

A primeira etapa da Volta à França 2013, trouxe confusão em vez de festa. Nesta edição número 100, a organização do Tour quis trazer a mítica corrida de bicicletas à fantástica ilha de Córsega. Esta etapa é a primeira de três que vão ser disputadas nesta ilha. A etapa de hoje que funcionava como prólogo trazia uma tirada longa de 212 quilómetros, praticamente sem dificuldades apenas uma quarta categoria no inicio da etapa. Durante a etapa formou-se uma fuga mas o pelotão nunca deu muito tempo a essa mesma fuga, nunca ultrapassando os dois minutos.

Foi então na fuga que Juan José Lobato del Valle ( Euskatel) conseguiu bater ao sprint a concorrência, e somar um ponto para a classificação da montanha. Com isto o ciclista espanhol conseguiu subir ao pódio no final da etapa.

Foi perto do final que a confusão se instalou. Durante a transmissão televisiva, apareceu um autocarro preso na linha de meta, impedindo assim uma chegada ao sprint naquela zona. Tendo em conta isto a organização avisou as equipas e estas posteriormente os seus corredores, que a meta tinha passado para os 3km finais. Entretanto a organização conseguiu retirar o autocarro quando os ciclistas já estavam dentro dos 10km finais. Assim a organização avisou os atletas que tudo voltava ao normal e a chegada seria no local suposto. Foi nesse preciso momento que ocorreu uma queda massiva no pelotão atingindo não só os sprinters como os favoritos à geral.

Foi sem nomes sonantes no grupo que chegou em primeiro que Marcel Kittel (Argos-Shimano), que conseguiu vencer toda a concorrência num sprint imprevisível.

Acabo o dia é tempo de fazer a contagem dos danos que a etapa provocou. Rui Costa foi um dos envolvidos na queda e terá ficado com uma lesão na mão. Contador também ficou envolvido na queda mas em principio não terá lesões de maior.

Perfil etapa 2 Volta França Tour

Perfil etapa 2 Volta França Tour

A etapa de amanhã é imprevisível. Tem quatro contagens de montanha sendo que os ciclistas vão subir aos 1000 metros na contagem de segunda categoria. Esperemos ter uma etapa de pura emoção sem queda e/ou problemas de maior para os ciclistas.

Leave a Reply