Quinta-feira, 10 de Dezembro, 2015

Cavendish vitorioso na Romandia



Mark Cavendish voltou às vitórias. O britânico da Columbia conquistou hoje numa chegada ao sprint, a segunda etapa da Volta à Romandia, a sua segunda vitória esta temporada. A camisola de líder contínua no tronco do eslovaco Peter Sagen (Liquigás), que terminou na quinta posição. O melhor Português foi Tiago Machado, que terminou na 58ª posição, com o mesmo tempo do britânico. João Correia (Cervélo) por sua vez, viu-se forçado a desistir.



Uma etapa que se previa complicada e cansativa, com bastantes colinas à mistura. Um grupo de quatro ciclistas ainda aproveitou o perfil desta etapa para tentar vencer isolados, tendo ainda conseguido alcançar uma vantagem de quase cinco minutos, mas graças ao árduo trabalho dos  colegas de equipa dos vários sprinters e da Liquigás a tentar manter a liderança, a fuga acabou por ser apanhada.

No entanto nos últimos trinta quilómetros o pelotão não teve descanso: ataques atrás de ataques aumentaram o ritmo do pelotão. Após a passagem pela última montanha do dia, a Columbia começou a preparar o famoso comboio para Cavendish, que estava em excelente forma. Com todo o trabalho da Columbia foi possível aos homens rápidos chegarem em pelotão, discutindo o sprint que deu a vitória ao britânico Mark Cavendish.

Amanhã é provavelmente o dia D desta prova: um contra relógio individual com inicio e final em Moudon e algumas subidas à mistura. Com a classificação geral apenas separada por alguns segundos, este crono poderá ditar a vitória a algum ciclista. Desejamos a melhor sorte ao Tiago Machado, que para além de ser a sua especialidade (não fosse ele campeão nacional de contra-relógio) também é o português melhor classificado.

Classificações

Etapa
1 Mark Cavendish (GBr) Team HTC – Columbia 4:28:59
2 Danilo Hondo (Ger) Lampre-Farnese Vini
3 Robert Hunter (RSA) Garmin – Transitions
4 Lucas Sebastian Haedo (Arg) Team Saxo Bank
5 Peter Sagan (Svk) Liquigas-Doimo
6 Koldo Fernandez De Larrea (Spa) Euskaltel – Euskadi
7 Danilo Wyss (Swi) BMC Racing Team
8 Ben Swift (GBr) Sky Professional Cycling Team
9 Nicolas Roche (Irl) AG2R La Mondiale
10 David Loosli (Swi) Lampre-Farnese Vini

Geral
1 Peter Sagan (Svk) Liquigas-Doimo 9:24:28
2 Marco Pinotti (Ita) Team HTC – Columbia 0:00:09
3 Jérémy Roy (Fra) Française Des Jeux
4 Danilo Hondo (Ger) Lampre-Farnese Vini 0:00:11
5 Michael Rogers (Aus) Team HTC – Columbia 0:00:12
6 Christophe Moreau (Fra) Caisse d’Epargne 0:00:14
7 Francesco Gavazzi (Ita) Lampre-Farnese Vini 0:00:15
8 Roman Kreuziger (Cze) Liquigas-Doimo
9 Ruben Plaza Molina (Spa) Caisse d’Epargne
10 Haimar Zubeldia Aguirre (Spa) Team Radioshack

Leave a Reply