Sexta-feira, 11 de Dezembro, 2015

Cavendish impõe-se ao sprint e faz hat-trick


Mark Cavendish, ciclista da HTC-Columbia, venceu hoje a décima primeira etapa da Volta a França, vencendo o sprint marcado pela “batota” do seu colega Mark Renshaw. Com esta vitória, o ciclista original da Ilha do Men amealhou a sua terceira vitória no Tour deste ano e a sua décima segunda vitória em etapas do Tour da sua carreira. Petacchi (Lampre) ficou com o segundo lugar e Tyler Farrar (Garmin) terminou na terceira posição. Na geral, a camisola amarela continua no luxemburguês Andy Schleck.

Foi mais uma etapa para relaxar, mas à diferença da etapa de ontem, a etapa de hoje tinha um final ao jeito de sprinters, pelo que as várias equipas interessadas em vencer a etapa não deram muita “trela” à fuga, mantendo-a sempre controlada, alcançando-a nos últimos 20 quilómetros. A etapa de hoje foi uma das ultimas oportunidades para os velocistas.

Com o pelotão compacto, seguia a alta velocidade e esticou de tal maneira que alguns ciclistas acabaram por ficar num outro pelotão mais atrás. Entrou-se nos ultimos metros e a corrida aqueceu, com os famosos comboios a preparar para lançar o sprint e com os encostos. Fora do normal foi o que o lançador da Columbia, Mark Renshaw, fez ao lançador de Tyler Farrar, Julian Dean. Renshaw começou, literalmente, às cabeçadas com Dean e depois disso ainda se atravessou no caminho de Tyler Farrar, impedindo-o de passar. Com isto, o ciclista acabou por ser desclassificado da Volta a França.

Rui Costa conseguiu terminar junto do pelotão, na 104ª posição. Já Sérgio Paulinho, terminou com 7m41s, junto do segundo pelotão, na 152ª posição.

Amanhã é mais um dia de extrema importância para a luta pela camisola amarela, com a caravana a percorrer 210,5 quilómetros. A subida de maior importância encontra-se a, mais ou menos 2 quilómetros da meta, onde apesar de curta, tem um pendente médio de 10,1 %.

Multimédia

{source}<center><object width=”640″ height=”385″><param name=”movie” value=”http://www.youtube.com/v/saPLJQZhQpk&amp;hl=pt_PT&amp;fs=1″></param><param name=”allowFullScreen” value=”true”></param><param name=”allowscriptaccess” value=”always”></param><embed src=”http://www.youtube.com/v/saPLJQZhQpk&amp;hl=pt_PT&amp;fs=1″ type=”application/x-shockwave-flash” allowscriptaccess=”always” allowfullscreen=”true” width=”640″ height=”385″></embed></object></center>{/source}

{gallery}corridas/tour10/11etapa{/gallery}

Classificações

11º Etapa

1      Mark Cavendish (GBr) Team HTC – Columbia      4:42:29
2     Alessandro Petacchi (Ita) Lampre-Farnese Vini
3     Tyler Farrar (USA) Garmin – Transitions
4     Jose Joaquin Rojas Gil (Spa) Caisse d’Epargne
5     Robbie McEwen (Aus) Team Katusha
6     Yukiya Arashiro (Jpn) Bbox Bouygues Telecom
7     Thor Hushovd (Nor) Cervelo Test Team
8     Lloyd Mondory (Fra) AG2R La Mondiale
9     Jurgen Roelandts (Bel) Omega Pharma-Lotto
10     Gerald Ciolek (Ger) Team Milram

Geral

1      Andy Schleck (Lux) Team Saxo Bank      53:43:25
2     Alberto Contador Velasco (Spa) Astana     0:00:41
3     Samuel Sánchez Gonzalez (Spa) Euskaltel – Euskadi     0:02:45
4     Denis Menchov (Rus) Rabobank     0:02:58
5     Jurgen Van Den Broeck (Bel) Omega Pharma-Lotto     0:03:31
6     Levi Leipheimer (USA) Team Radioshack     0:03:59
7     Robert Gesink (Ned) Rabobank     0:04:22
8     Luis León Sánchez Gil (Spa) Caisse d’Epargne     0:04:41
9     Joaquin Rodriguez (Spa) Team Katusha     0:05:08
10     Ivan Basso (Ita) Liquigas-Doimo     0:05:09

Leave a Reply