Quarta-feira, 11 de Maio, 2016

Cavendish consegue primeira vitória na Volta a Catalunha



O britânico Mark Cavendish conseguiu finalmente aquilo que tanto ambicionava: a sua primeira vitória esta época. O sprinter da HTC venceu hoje ao sprint a segunda etapa da Volta a Catalunha, uma etapa com 182,6 quilometros entre Salt e Banyoles. Mark Cavendish ultrapassou Joan José Haedo (SaxoBank) e Aitor Galdos (Euskaltel). Já para os portugueses as coisas correram bastante bem: Manuel Cardoso conseguiu terminar na sexta posição após um sprint bem posicionado, e João Correia (Cervélo) terminou na 154ª posição, em conjunto com o pelotão. A liderança continua à responsabilidade do alemão Paul Voss (Milram).




Este traçado de 182,6 quilómetros tinha uma particularidade bastante interessante. Apesar do seu traçado predominantemente plano, continha a única montanha de primeira categoria de toda a prova. Apesar disso, não houve qualquer alteração na classificação visto que não houve ataques significativos, com o pelotão a rolar sempre compacto. A única fuga com destaque foi um duo constituído por Peter Stetina (Garmin) e Jonathan Castroviejo (Euskaltel). Este pequeno grupo seguiu isolado mais de 160 quilómetros sendo alcançados apenas a 13 da meta.

Pelotão seguia compacto a 13 quilómetros, com as equipas de sprinters a preparem o seu trabalho. A Columbia tinha de fazer tudo por tudo para dar a vitória a Cavendish, visto que a sua falta de sucesso já tinha dado origem a alguma desmotivação por parte do ciclista. Assim, devido a um excelente trabalho do ciclista e da equipa, Cavendish conseguiu conquistar a sua primeira vitória da época

Amanhã corre-se a terceira etapa, um traçado com 185,9 quilómetros que vai ligar La Vall d’en Bas a La Seu d’Urgell. A etapa vai contar com média montanha.

Classificações 

Etapa
1 Mark Cavendish (GBr) Team HTC – Columbia 4:15:46
2 Juan José Haedo (Arg) Team Saxo Bank
3 Aitor Galdos (Spa) Euskaltel – Euskadi
4 Samuel Dumoulin (Fra) Cofidis, le Credit en Ligne
5 Michel Kreder (Ned) Garmin – Transitions
6 Manuel Antonio Leal Cardoso (Por) Footon-Servetto
7 Kristijan Koren (Slo) Liquigas-Doimo
8 Nicolas Roche (Irl) AG2R La Mondiale
9 Ryder Hesjedal (Can) Garmin – Transitions
10 Daniel Moreno (Spa) Omega Pharma-Lotto

Geral
1 Paul Voss (Ger) Team Milram 4:20:43
2 Levi Leipheimer (USA) Team Radioshack 0:00:01
3 Andreas Klöden (Ger) Team Radioshack 0:00:02
4 Dominik Nerz (Ger) Team Milram 0:00:04
5 Jan Bakelandts (Bel) Omega Pharma-Lotto
6 Davide Malacarne (Ita) Quick Step
7 Mark Cavendish (GBr) Team HTC – Columbia
8 Craig Lewis (USA) Team HTC – Columbia 0:00:05
9 Nicolas Roche (Irl) AG2R La Mondiale 0:00:06
10 Kristijan Koren (Slo) Liquigas-Doimo

Leave a Reply