Sexta-feira, 11 de Dezembro, 2015

Cavendish consegue bisar na sexta etapa


Mark Cavendish, ciclista britânico da HTC Columbia, conquistou hoje a sexta etapa da Volta a França, conquistando assim a sua segunda vitória depois da vitória de ontem. O britânico impôs-se num potente sprint sem qualquer resposta com a mesma força, após os 227,5 quilómetros da mais longa etapa do Tour de France deste ano. A etapa foi animada por uma fuga formada nos primeiros quilómetros e alcançada no final pelo pelotão que se preparava para o sprint. Cavendish conseguiu bater Tyler Farrar (Garmin) e Petacchi (Lampre) que terminaram no segundo e terceiro lugar.

Tal como foi nas últimas duas etapas, as primeiras movimentações do pelotão ocorreram logo no inicio, com uma fuga de três ciclistas a escapar do pelotão alcançando uma vantagem de quase oito minutos. Mas o trabalho da Columbia acabou por reduzir esta vantagem e alcançar a fuga à entrada dos 10 quilómetros finais.

Mas antes de alcançados outros dois ciclistas tentaram a sua sorte fugindo do pelotão, numa altura em que faltavam pouco menos de 20 quilómetros para a meta, juntando-se assim ao trio que seguia na frente. Mas a vantagem que andava pelos trinta segundos, já não era suficiente, sendo o quinteto alcançado à entrada dos 10 quilómetros finais.

Depois de muito jejum, Cavendish voltou a levantar os braços conquistando a sua segunda etapa nesta edição e a décima segunda etapa da sua carreira no Tour de France. No pódio, as lágrimas foram substituidas por um enorme sorriso. Mas o mais marcante desta etapa acabou mesmo por ser a agressão de Carlos Barredo a Rui Costa.

Amanhã vem a primeira etapa com montanha, com a passagem do pelotão nos Alpes. A caravana vai ter pela frente seis contagens de montanha, sendo 3 de segunda categoria, duas de terceira e uma de quarta. O protagonismo dos sprinters termina aqui, onde a chegada em pelotão compacto vai ser menos provavel.

Multimédia

{gallery}corridas/tour10/6etapa{/gallery}

Classificações

6º Etapa

1 Mark Cavendish (GBr) Team HTC – Columbia 5:37:42
2 Tyler Farrar (USA) Garmin – Transitions
3 Alessandro Petacchi (Ita) Lampre-Farnese Vini
4 Robbie McEwen (Aus) Team Katusha
5 Gerald Ciolek (Ger) Team Milram
6 Sébastien Turgot (Fra) Bbox Bouygues Telecom
7 Jose Joaquin Rojas Gil (Spa) Caisse d’Epargne
8 Edvald Boasson Hagen (Nor) Sky Professional Cycling Team
9 Robert Hunter (RSA) Garmin – Transitions
10 Thor Hushovd (Nor) Cervelo Test Team

Geral

1 Fabian Cancellara (Swi) Team Saxo Bank 28:37:30
2 Geraint Thomas (GBr) Sky Professional Cycling Team 0:00:20
3 Cadel Evans (Aus) BMC Racing Team 0:00:39
4 Ryder Hesjedal (Can) Garmin – Transitions 0:00:46
5 Sylvain Chavanel (Fra) Quick Step 0:01:01
6 Andy Schleck (Lux) Team Saxo Bank 0:01:09
7 Thor Hushovd (Nor) Cervelo Test Team 0:01:16
8 Alexander Vinokourov (Kaz) Astana 0:01:31
9 Alberto Contador Velasco (Spa) Astana 0:01:40
10 Jurgen Van Den Broeck (Bel) Omega Pharma-Lotto 0:01:42

Leave a Reply