Sábado, 26 de Dezembro, 2015

Cancellara é o primeiro líder do Tour 2010


E iniciou-se ontem o grande Tour de France. Fabian Cancellara foi assim o primeiro protagonista desta dura corrida, conquistando o prologo de 8,9 quilómetros com um tempo canhão de 10 minutos. O spartacus acabou por bater o tempo de Tony Martin (HTC-Columbia) por 10 segundos. Logo atrás ficou David Millar (Garmin – Transitions) com 20 segundos para o campeão mundial de contra-relógio. Infelizmente a chuva foi marcante em Roterdão, originando algumas quedas, entre elas a do português Manuel Cardoso que se estreou no Tour da pior maneira.

A corrida parecia quase decidida, com o líder virtual sendo Tony Martin. No faltava chegar o penúltimo ciclista, Fabian Cancellara, que poderia ser a maior ameaça à liderança do alemão. Ao cruzar a meta, confirmou-se a pior das situações para o alemão e para a HTC-Columbia, tendo o seu tempo-canhão batido por largos 10 segundos.

Tendo sido o mau tempo uma constante – algo já comum nas terras do Norte de Europa – acabaram por haver diversos prejudicados. Andy Schleck (Saxo Bank) acabou por ser um dos maiores prejudicados dos favoritos, perdendo mais de quarenta segundos para o seu rival directo, Alberto Contador (Astana), que terminou em 6º, a 27 segundos do suíço.


Rui Costa foi o melhor classificado português, terminando o contra-relógio na 43ª posição, a 49 segundos de Cancellara. Foi a estreia da camisola de campeão nacional de contra-relógio do português que conseguiu alcançar um registo bom, sendo o quarto melhor classificado da Caisse d’Epargne. Já Sérgio Paulinho (RadioShack) terminou na 69ª posição, com 54 segundos a distancia-lo do vencedor. O mais esperado foi também o mais azarado: Manuel Cardoso (Footon-Servetto), que fazia a sua estreia no Tour de France, acabou por cair após uma curva mal calculada e apesar de todos os ferimentos terminou a prova com 6 minutos de atraso, na última posição. (NOTA: Confirmou-se hoje que o português acabou por desistir com duas fracturas: uma no maxilar inferior e outra no ombro direito)


Hoje correu-se a primeira etapa do Tour de France, uma longa etapa com 223,5 quilómetros entre Roterdão e Bruxelas. Pode ver todos os detalhes desta etapa aqui.

Multimédia

{source}<object width=”480″ height=”385″><param name=”movie” value=”http://www.youtube.com/v/qqVZjoKWU4Y&amp;hl=pt_PT&amp;fs=1″></param><param name=”allowFullScreen” value=”true”></param><param name=”allowscriptaccess” value=”always”></param><embed src=”http://www.youtube.com/v/qqVZjoKWU4Y&amp;hl=pt_PT&amp;fs=1″ type=”application/x-shockwave-flash” allowscriptaccess=”always” allowfullscreen=”true” width=”480″ height=”385″></embed></object>{/source}

{gallery}corridas/tour10/prologo{/gallery}

Classificações

Prologo/Geral

1 Fabian Cancellara (Swi) Team Saxo Bank 0:10:00
2 Tony Martin (Ger) Team HTC – Columbia 0:00:10
3 David Millar (GBr) Garmin – Transitions 0:00:20
4 Lance Armstrong (USA) Team Radioshack 0:00:22
5 Geraint Thomas (GBr) Sky Professional Cycling Team 0:00:23
6 Alberto Contador Velasco (Spa) Astana 0:00:27
7 Tyler Farrar (USA) Garmin – Transitions 0:00:28
8 Levi Leipheimer (USA) Team Radioshack
9 Edvald Boasson Hagen (Nor) Sky Professional Cycling Team 0:00:32
10 Linus Gerdemann (Ger) Team Milram 0:00:35

Leave a Reply