Terça-feira, 29 de Dezembro, 2015

California: David Zabriskie vence etapa e conquista Amarela



David Zabriskie, norte-americano da Garmin, venceu ontem a terceira etapa da Volta à California, com vantagem suficiente para conquistar a camisola amarela. Zabriskie foi o mais forte num sprint a três, entre Michael Rogers (HTC Columbia) e Levi Leipheimer (RadioShack), que terminaram na segunda e terceira posição, respectivamente. Na geral, Zabriskie lidera com quatro segundos de vantagem para o australiano da Columbia e seis segundos para o norte-americano da RadioShack, devido às bonificações.



A corrida começou por ser logo animada nos primeiros quilómetros, com  cinco homens fugidos do pelotão, que era controlado pela Cérvelo. No entanto com a chegada da última subida do dia, a RadioShack foi para a cabeça do pelotão e começou a aumentar o ritmo consideravelmente, alcançando os fugitivos.

Durante a dura subida, Leipheimer, Rogers e Zabriskie isolaram-se na frente, numa altura em que o pelotão já estava totalmente fragmentado, resultado do trabalho da RadioShack. Leipheimer esteve sempre a puxar na fuga, alcançando uma vantagem máxima de 1m30, um esforço que acabou por pagar caro, ficando sem forças para discutir a vitória da etapa. O primeiro grupo cruzou logo a meta 17 segundos depois, liderado por Peter Sagan.

 

Uma etapa que fez grandes movimentações na geral. Andy Schleck (Saxo Bank), terminou a prova com um atraso de 16 minutos, ficando arrumado da liderança da prova. O português João Correia da Cervélo também terminou com quase 16 minutos de atraso, devido a todo o esforço feito no inicio da corrida para perseguir os fugitivos.

Amanhã será uma etapa de 196 quilómetros, entre San Jose e Modesto. Será uma etapa relativamente plana, com algumas colinas no inicio da etapa.

Multimédia

{source}<object width=”640″ height=”385″><param name=”movie” value=”http://www.youtube.com/v/TIY1-DcoW3g&hl=pt_PT&fs=1&”></param><param name=”allowFullScreen” value=”true”></param><param name=”allowscriptaccess” value=”always”></param><embed src=”http://www.youtube.com/v/TIY1-DcoW3g&hl=pt_PT&fs=1&” type=”application/x-shockwave-flash” allowscriptaccess=”always” allowfullscreen=”true” width=”640″ height=”385″></embed></object>{/source}

{gallery}corridas/california2010/3etapa{/gallery}

Classificações

Etapa

1 David Zabriskie (USA) Garmin-Transitions 4:26:09
2 Michael Rogers (Aus) Team HTC-Columbia
3 Levi Leipheimer (USA) Team Radioshack
4 Peter Sagan (Svk) Liquigas-Doimo 0:00:17
5 Rory Sutherland (Aus) Unitedhealthcare Presented by Maxxis
6 Heinrich Haussler (Ger) Cervelo Test Team
7 Jens Voigt (Ger) Team Saxo Bank
8 Christopher Horner (USA) Team Radioshack
9 Francois Parisien (Can) SpiderTech Powered by Planet Energy
10 Ryder Hesjedal (Can) Garmin-Transitions

Geral 

1 David Zabriskie (USA) Garmin-Transitions 13:09:33
2 Michael Rogers (Aus) Team HTC-Columbia 0:00:04
3 Levi Leipheimer (USA) Team Radioshack 0:00:06
4 Peter Sagan (Svk) Liquigas-Doimo 0:00:21
5 Marc De Maar (Ned) Unitedhealthcare Presented by Maxxis 0:00:24
6 Ryder Hesjedal (Can) Garmin-Transitions 0:00:27
7 Janez Brajkovic (Slo) Team Radioshack
8 Rory Sutherland (Aus) Unitedhealthcare Presented by Maxxis
9 Peter Stetina (USA) Garmin-Transitions
10 Thomas Danielson (USA) Garmin-Transitions 

Leave a Reply