Sexta-feira, 11 de Dezembro, 2015

Cadel Evans campeão mundial de estrada


E foi hoje, que pela primeira vez o australiano Cadel Evans ganhou o titulo de Campeão do Mundo! Com isto deu a primeira vitória à Austrália. Com isto Evans calou por completo as vozes Espanholas e Italianas que eram definidas como as favoritas. O australiano definiu a vitória após um ataque na altura mais certa possível, na ultima volta ao circuito. Entretanto o russo Alexander Kolobnev e o espanhol Joaquin Rodriguez, conseguiram respectivamente medalha de prata e bronze.


Nas posições imediatas, Sanchez conseguiu o quarto, seguido de Cancellara, também apontado como favorito. Excelente resultado foi o de André Cardoso, que se estreia nos mundiais com um excelente 17º lugar. Já Paulinho foi o português mais combativo, andando várias voltas na frente da corrida, mas demonstrando desgaste já no final terminando em 34º a 2m50s. Rui Costa terminou a 69º.

Integrado num grupo onde estavam os favoritos, Cadel Evans explicou ao website Cycling News a estratégia vencedora: “A Espanha estava em maioria, por isso quando um espanhol atacou, sabia que os outros não o iam perseguir, por isso ataquei aí”. Então Joaquim Rodrigues atacou no grupo na ultima subida e Evans lançou logo um potentíssimo, que nem Rodriguez, nem o russo Kolobnev seriam capazes de anular.

Os favoritos iam assistindo a tudo de um lugar privilegiado, logo atrás do trio da frente, mas ninguém se entendia: Cancellara tentou na penúltima volta mas Sanchez não colaborou. Cunego, que ficou sem equipa italiana pois esta falhou por completo na parte crucial da prova, ficou sem apoio nem forças, enquanto Phillippe Gilbert ficou na expectativa e perdeu uma óptima hipótese de subir ao pódio.

E assim termina a edição de 2009 dos campeonatos mundiais! Até à próxima!

Pode consultar as imagens desta prova na respectiva ficha, bastando para isso clicar aqui.

Classificação da prova de estrada:

1º Cadel EVANS (Austrália), 6h56m26s
2º Alexandr KOLOBNEV (Russia), a 27s
3º Joaquin RODRIGUEZ (Espanha), mt
4º Samuel SANCHEZ (Espanha), a 30s
5º Fabian CANCELLARA (Suíça), mt
6º Philippe GILBERT (Bélgica), a 51s
7º Matti BRESCHEL (Dinamarca), mt
8º Damiano CUNEGO (Itália), mt
9º Alejandro VALVERDE (Espanha), mt
10º Simon GERRANS (Austrália), a 1m47s
17º Andre CARDOSO (Portugal), a 2m44s
34º Sérgio PAULINHO (Portugal), a 2m50s
69º Rui COSTA (Portugal), a 8m22s

Leave a Reply