Sexta-feira, 4 de Dezembro, 2015

A próxima época de 2010


Estando no fim de 2009 aproveitamos não só para desejar um bom 2010 aos nossos leitores como aproveitamos para fazer uma perspectiva da próxima temporada ciclista de 2010. Para mim 2009 foi uma das melhores épocas dos últimos anos, mas tudo aponta para que seja ainda melhor este próximo ano. Com novidades em todas as grandes voltas, este será, sem dúvida, um ano que promete!

O Ano de 2010 vai conter novas equipas. Uma delas, a RadioShack, tem tido um destaque tremendo já sendo considerada por muitos uma “super equipa”. A nova aposta de Armstrong e Bruynnel vai com certeza dar que falar com um pelotão recheado de grandes ciclistas. A equipa contém três portugueses: José Azevedo como director desportivo e Tiago Machado e Sérgio Paulinho a correr. A sua estreia está marcada para o Tour Down Under na Austrália já no próximo dia 17 de Janeiro. Mais informações sobre o pelotão desta equipa aqui.

Já a Astana foi totalmente “esmiuçada” onde a maioria do seu pelotão saiu para outras equipas (principalmente para a RadioShack). Houve sérias duvidas se a Astana conseguiria ou não manter a licença ProTour e consequentemente manter Contador na equipa. No entanto, a Astana conseguiu manter tanto o espanhol Alberto Contador como a sua licença ProTour.

Outro destaque é a saída do campeão do mundo, Cadel Evans, da Silence Lotto (agora denominada Omega Pharma Lotto) para uma equipa Pro Continental, a BMC. Mais informações sobre esta situação podem ser lida aqui.

Agora em 2010 vamos ter grandes novidades nas corridas. Como é costume a época vai começar com o Tour Down Under onde a “super equipa” de Armstrong se vai estrear na competição.

De seguida, já em Fevereiro, vem uma das mais importantes corridas em solo nacional: A Volta ao Algarve. Vai contar com a presença de grandes equipas Pro Tour e Pro Continental, tal como as equipas Portuguesas, e com grandes ciclistas. Alberto Contador ainda não confirmou a sua vinda à Volta ao Algarve, mas no entanto é provável que o seu inicio de época seja nesta mesma corrida. Já Valverde confirmou que vai à Volta ao Mediterrâneo e por isso não vai à Volta ao Algarve. Uma nota para a organização: Por favor, uma corrida tão importante em Portugal e nem sequer site oficial tem?

A 8 de Maio começa o Giro de Itália, uma corrida considerada por muitos a mais bela e mais dura corrida do mundo. A Corrida vai ter uma duração de 3 semanas e, à semelhança da Vuelta deste ano, vai começar em Amesterdão, Holanda. Vai conter seis etapas de montanha, sete etapas para sprinters e quatro Contra-Relógios. Saiba tudo aqui.

É então altura da corrida mais popular: O Tour de França. Esta edição do Tour vai trazer grandes novidades como a travessia dos Pirenéus, algo que já não acontecia há 100 anos. O traçado do Tour incluirá o famoso “Ciclo da Morte” que é a combinação da passagem nas montanhas entre a França e a Espanha, Peyresourde, Aspin, Tourmalet e Aubisque. Vai conter também traçados em “pavé”, que é o mesmo “pavé” onde ocorre o Paris-Roubaix. Saiba mais aqui.

Finalmente chega o dia da “Grandissima”, o nome pelo que é conhecida a quarta mais importante corrida da Europa, a Volta a Portugal. Esta edição de 2010 começa a 4 de Agosto com final a 15 do mesmo mês. Nesta edição não há grandes novidades em relação ao ano passado.

É então altura da Vuelta de 2010. Esta é capaz de ser a corrida com mais inovação de todas. O traçado deste ano vai conter um início inédito com um Contra Relógio por Equipas Nocturno, em Sevilha. Para além dessa inovação, a cor da camisola do líder da classificação geral passa do Dourado para o Vermelho. Esta cor é um tributo ao desporto espanhol sendo a cor tradicionalmente vestida pelas selecções nacionais de futebol e basquete. A corrida também foi feita para os trepadores visto que vai conter apenas dois contra relógios e mais etapas de montanha.

E assim termina o role das corridas de vários dias mais importantes, onde sem dúvida, 2010 será um ano para trepadores.

Leave a Reply