Domingo, 6 de Dezembro, 2015
Diário de Hélder Leal

5ª e última etapa – Diário do Hélder


Foi hoje a última etapa da Volta a Portugal do Futuro, havendo ainda uma classificação por disputar, a geral da montanha. A corrida começou com vários ataques no inicio, prontamente anulados, até que a 1,5 quilómetros de se iniciar a subida isolaram-se quatro ciclistas, onde estavam dois que lutavam pela geral. A Mortagua assumiu a perseguição alcançando os quatro elementos no final da descida, onde mais uma vez surgiram novos ataques o que originou uma fuga por volta do quilómetro 50. Nesta fuga um ciclista isolou-se, tendo mais tarde a companhia de mais outro quatro ciclistas, que chegaram a ter dois minutos de vantagem. Eram os homens do Cartaxo que lideravam o pelotão, visto que a equipa tentava ganhar a etapa e também porque havia um elemento na fuga que poderia por em risco a camisola da juventude que está na posse desta equipa. A fuga acabou alcançada por volta de 5 quilómetros para a meta, com uma chegada ao sprint onde Leonel Coutinho foi o vencedor.

Para mim foi uma etapa de muita expectativa, pois não sabia como me iria sentir devido à queda que sofri ontem. Mal começou a etapa ia-me a sentir bem e ao entrar na fuga de quatro elementos e depois de ser alcançado limitei-me a seguir no pelotão, visto que quase nada podia fazer para alterar a classificação. A cerca de 20km comecei a sentir dores fores no joelho que ontem sofreu na queda, e tive mesmo que ir ao médico da prova para ser assistido. Mas as dores não passavam e o meu treinador pediu para ver se conseguia discutir a vitória ao sprint, e com muito sofrimento tentei estar bem colocado. 500 metros para o final e ia bem posicionado, só havia uma curva e um ciclista ao fazê-la tirou-me do lugar onde ia, depois tive que recuperar o que é complicado porque já estávamos muito perto da chegada. Ainda consegui fazer sexta posição e graças a uns cortes no pelotão subi mais um lugar na classificação geral e alcançar os objectivos mínimos que pretendia – entrar no top5.

Sem duvida foi uma boa Volta do Futuro, só faltou mesmo uma vitória para a equipa. Tenho que agradecer a todos os meus companheiros e a todo o staff, também a todos os patrocinadores, PAUPERVAL/Estanhos dom António/Valongo, que sem eles nada era possível. O meu muito obrigado a todos sem esquecer o Web Ciclismo por querer a minha contribuição, mais uma vez, para este diário. Obrigado a todos e até à proxima 😉

Leave a Reply